[AsteriskBrasil] Asterisk com SRTP

ricardoferrari em pop.com.br ricardoferrari em pop.com.br
Quinta Maio 16 11:19:19 BRT 2013

Obrigado mais uma vez Everaldo! :)

> Dica, contextos
[general], [globals] e [default] sempre deixar antes de
> todos os
outros contextos nos arquivos extensions.conf e sip.conf, pois é
> executado linha por linha de cima a baixo.
> Pra testar
quando voce executa o comando pela CLI dialplan reload vai ver

que ele executa na sequencia os contextos.

> Isso evita
maiores problemas.

> Att.
> Everaldo
Oliveira

<ricardoferrari em pop.com.br> escreveu:

> [...]
obrigado, Galera, vou fazer o que me disseram e tentar

criptografa.
sip.conf e o extension.conf

Basicamente, em um Asterisk com o SRTP:

> Para cada ramal que vai suportar criptografia de media, adicionar:

você tem que alterar o
forçar isso, checando se a variável

CHANNEL(secure_media)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!NOTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

que deve ser checado em
1 é ativo.

chave que irá criptografar a media (audio) será trocada
plano, logo, alguém com um mínimo de

conhecimento conseguirá interceptar e usá-la para fazer
escuta no

isto, você tem que criptografar a sinalização
também, usando TLS
Mas isso você já deve ter entendido, pois leu primeiro o

sinalização E encripte a

@alexandreitpro

http://www.alexandrealencar.com

http://www.servicosdeti.com.br/
MCP-I

<everaldoro em gmail.com>

Ricardo os testes em que homologamos a solução com
segurança

interessa a
momento é apenas SRTP não é? Bom o cenário foi
o seguinte:

que tentamos usar SRTP foi na versão do Asterisk 1.8,

pois nessa versão não vinha
11 o SRTP já é nativo basta marcar na
instalação
pelo menu select.

usando telefones do fabricante Yealink que suportam SRTP, pois
arquivo sip.conf deve ser habilitado no telefone

também

;tronco sip com outro servidor asterisk

secret=senha123

qualify=yes

as chamadas
criptografadas

dtmfmode=rfc2833

allow=ulaw,h261,h261p,h263,h264
chamadas deverão
devem suportar srtp e estar habilitado
contrário não vai

Obs: Pra checar se as chamadas estão criptografadas, use o
aplicativo
habilitar o SRTP, e faça o

criptação segura no seu teste.

maio de 2013 15:00, <ricardoferrari em pop.com.br> escreveu:

> [...]
doutorado e tenho q

resolver.
habilitar o encryption=yes no
chamada para o servidor

diz
que não foi requisitado.
me ajudar na configuração do servidor e do cliente?
Você
Voip?

Boa tarde, já usei, mas com testes em laboratório(em torno
de 15

funciona bem, mas não sei em grande escala(com um grande
número de

funcionar sem

trabalhou com SRTP no Asterisk?

Agradeço a atenção.

GSM e E1;
para SIP com R2, ISDN e SS7;

Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em

SIP-E1 para R2, ISDN e

Express.
Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.

Oliveira
Suporte/Telecomunicações

Mobile: 55 (41) 9620 0524
everaldo_cascavel em hotmail.com
everaldo_cvel

> [...]
Bank &ndash; Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.

KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;

Rodrigues de Oliveira
Suporte/Telecomunicações
(41) 9620 0524
everaldo_cascavel em hotmail.com