[AsteriskBrasil] Asterisk com Nagios

Márcio Luís Günther mgunther em marciogunther.com
Sexta Outubro 4 17:00:20 BRT 2013

Pessoal,

Normalmente, fico lendo os posts e aprendendo com vocês todos.
Mas, estou implementando monitoração de todos os meus sistemas e ativos de
rede e acho que posso ajudar.
Já tenho monitoração implementada com Nagios, mas estou migrando para
Zabbix por ser bem mais completo e robusto que o Nagios (na minha opinião)
e ter suporte técnico e comercial no Brasil.
Como alguém já falou neste tópico, existem outras ferramentas para fazer
monitoração. Então, é mais uma questão de gosto de cada um qual ferramenta
de monitoração implementar. Escolham uma.
Ontem mesmo estava trabalhando para ativar SNMP no meu Asterisk, de forma
que possa monitorá-lo adequadamente.
Pode ser feito sem SNMP, mas dará bastante trabalho para implementar
scripts para fazer este trabalho.
O SNMP já está integrado ao Asterisk e possibilita monitorar virtualmente
tudo o que acontece com ele.
Os passos básicos são os seguintes:
 - Instalar/ativar o SNMP no servidor onde o Asterisk está rodando;
 - Compilar o Asterisk com suporte a SNMP;
 - Adicionar as MIBs específicas do Asterisk (digium-mib.txt e
asterisk-mib.txt) ao diretório de MIBs do SNMPD;
 - Ativar o AgentX no SNMP para que seja possível adicionar/extender o
suporte SNMP ao Asterisk;
 - Configurar o acesso (OIDs + permissões de acesso) aos ítens de
monitoração do Asterisk;
 - Reiniciar os processos do SNMPD e do Asterisk;
 - Testar com o comando snmpwalk;
 - Monitorar a partir da sua ferramenta predileta de monitoração SNMP
(tanto o servidor quanto o Asterisk).

Existem vários tutoriais na internet de como isto pode ser feito. Abaixo,
apresento alguns:

-
http://consciencespeaks.blogspot.com.br/2011/09/setup-snmp-on-asterisk-server.html
-
http://www.asteriskdocs.org/en/3rd_Edition/asterisk-book-html-chunk/Monitoring_id241628.html
- http://voxilla.com/2009/02/03/configuring-asterisk-snmp-support/

Na minha implementação, não consegui ver os ítens de monitoração do
Asterisk porque tenho, provavelmente, um erro de permissão de acesso.
Não tive tempo de mexer nisto hoje.
Acredito que seja uma coisa simples de resolver.

[]'s

Márcio