[AsteriskBrasil] [OT] Pesquisa de utilização de Sistemas Operacionais

Éric Messias ericviniciusmessias em gmail.com
Domingo Outubro 13 13:01:33 BRT 2013

Itamar, bom dia,

A certos pontos na grafia de suas mensagens com os quais discordo e mais
que isso abomino. Mas antes deles vamos falar sobre a minha mensagem e
minha "pesquisa ridícula".

Se você ler a minha mensagem, primeiro notará o correto uso das netiquetas
de e-mail ao colocar a tag "[OT]" (OFF TOPIC) no campo assunto, indicando
que o assunto em questão não faz parte do assunto central da lista de
discussão, mas, ainda sim, pode ser de interesse dos membros da comunidade
e que condiciona sua leitura aos que desejarem, já alertando que o conteúdo
não é parte do assunto central.

Um segundo ponto, que aparentemente você não entendeu, é o objetivo da
mesma. Tenho visto uma infinidade de implementações baseadas em CentOS
(implementações de servidores Asterisk), mas, encontro até implementações
em sistemas Linux embarcados. Logo a pesquisa não foi criada para que eu
decida qual S.O. utilizar mas para ver se a escolha que fiz segue as
praticas de mercado. Mas o objetivo principal (colocado em minha mensagem
anterior) é ter uma base teórica para justificar minha escolha perante a
banca analisadora do meu trabalho de conclusão de curso.

O último ponto que gostaria de ressaltar é o fato de você dizer que a lista
não precisa desse tipo de pesquisa(pois você disse "não precisamos" usando
o plural e indicando o coletivo). Primeiro que dizer que este ou aquele
tipo de pesquisa não é necessária sem conhecer a finalidade dos dados
coletados é no mínimo ingênuo. Posso lhe explicar um pouco sobre pesquisa
estatística e como os dados aparentemente simples podem contribuir para
muitas soluções futuras, no reservado claro. E segundo saber o qual o tipo
de sistema mais utilizado pela comunidade pode ajudar muitos que estão
começando na área (o que não é meu caso, e esse é outro ponto que
desconhece) a encontrar uma comunidade que partilhe das mesmas
experiências, pois, apesar da flexibilidade do Asterisk e seu funcionamento
quase plug-and-play em qualquer sistema GNU-Linux, algumas vezes ajustes
são necessários e alguém que utilize o mesmo sistema operacional pode
ajudar por já ter tido essa experiência. E como já dizia minha mãe:
perguntar não ofende! Logo não é assim uma pesquisa tão ridícula.

Peço desculpas pelo texto longo aos amigos da lista, mas, acompanho a lista
a um bom tempo e cansei de ver essas respostas inflamadas que não agregam
em nada nas discussões, e olha que essa mensagem nem era pra ser uma
discussão, só pedi pra quem pudesse responder que o fizesse (aliás obrigado
a quem já respondeu).

PS: Itamar, obrigado pela indicação de leitura, mas, eu tenho esse. É um
bom livro, tão bom que faz parte da minha bibliografia junto ao do Keller e
mais alguns.

PS2: se quiser conversar ainda sobre essa questão e expor seus argumentos
me adiciona no talk, vamos evitar flames na lista, ok?!

--

Éric Messias
Fatec Carapicuiba

Em 12 de outubro de 2013 20:46, Itamar Reis Peixoto <itamar em ispbrasil.com.br