[AsteriskBrasil] Quedas de Ligações DIGIUM TDM400 / ATA LINKSYS

Carlos Eduardo - Center Consultoria carlos em centerconsultoria.com.br
Quinta Outubro 24 23:23:37 BRST 2013

Boa noite a todos... Venho hoje recorrer aos colegas da lista por um
problema que estou tendo em alguns clientes, e que esta me tirando o sono.

Tenho o seguinte cenário:

Asterisk 1.6.2
DAHDI 2.3.0.1
Digium TDM400P REV i BOARD 5 (4 FXO)
Utilizando como endpoints ATA Linksys PAP2

Acontece que o cliente reclama que aleatoriamente algumas ligações caem no
meio da conversa. Não tem tempo exato, não tem um padrão, pode ser em uma
ligação de saída, ou de entrada. Só não cai em ligação de ATA para ATA.
Nesse cliente todos os equipamentos estão dentro de um RACK e o computador
que roda o asterisk não tem nenhum aterramento especial, tendo em vista que
só tive problemas com aterramento em instalações utilizando tronco digital
ISDN ou R2. Ja configurei no chan_dahdi.conf as opções de busydetect que
poderiam estar gerando um falso hangup, entre outras coisas... Gostaria de
sugestões dos colegas e principalmente tirar a duvida, nesse tipo de
instalação, onde se utiliza troncos analógicos com ATA´s como ramais, como
deve ser feito o aterramento, e o mesmo pode causar este tipo de problema???

Obrigado a todos que puderem ajudar.

*chan_dahdi.conf*
[channels]
context=from-pstn
signalling=fxs_ks
rxwink=300              ; Atlas seems to use long (250ms) winks
usecallerid=yes
hidecallerid=no
callwaiting=yes
usecallingpres=yes
callwaitingcallerid=yes
threewaycalling=yes
transfer=yes
canpark=yes
cancallforward=yes
callreturn=yes
echocancel=yes
echocancelwhenbridged=no
faxdetect=incoming
echotraining=800
rxgain=0
txgain=2
callgroup=1
pickupgroup=1

;Uncomment these lines if you have problems with the disconection of your
analog lines
busydetect=yes
busycount=10
busypattern=500,500