[AsteriskBrasil] 'chipeiras'

Marcio - Google marciorp em gmail.com
Quinta Outubro 31 22:45:17 BRST 2013

Vou escrever baseado em minha experiência prévia, algumas consultas
presenciais ao escritório regional da Anatel e meus acesso a agência.

Uma correção, aqui não se trata de crime, e sim de infração. Um ex-cliente
possui um parecer jurídico de um grande escritório de advocacia nesse
sentido. O fato se deve a agência regulamentar, e não legislar. No máximo
que ela pode fazer sem partir para esfera judicial, é aplicar uma multa
administrativa. Multa essa que qualquer advogado mediano consegue derrubar
na justiça ou pelo menos empurrar por uns 30 anos.

Quanto a apreensão de equipamento é uma remota hipótese, exceto se ele não
for homologado, como é o caso da maioria dos importados. Principalmente as
"chipeiras" chinesas. Mesmo nesse caso a agência precisa de uma ordem
judicial, que pode facilmente ser derrubada por um advogado mediano,
principalmente se o equipamento for homologado.

Dito isso, a Anatel é tão inútil, incompetente e asquerosa, que a maioria
das regulamentações dela são auto-conflitantes. Já escutei isso mais de uma
vez de fiscais dela, que chegam a debochar disso.

Pegando-se o caso do SMP como exemplo, como a própria sigla diz, trata-se
de um serviço móvel pessoal, e de acordo com um antiga norma, que se não me
engano ainda está em vigor, você só pode usar o simcard em um aparelho
pessoal e homologado, para uso exclusivamente pessoal.

Mas ai vieram as próprias operadoras com os BOXs tudo em um e os telefones
fixos que usam um simcard. Por essa norma isso seria proibido, mas como a
agência e conivente com as operadoras, aliás, é pau mandando delas, ficou
por isso mesmo e foi feito outra norma regulamentando isso.

Tá, mas e se é proibido, como existem gateways GSM homologados pela própria
agência? Nem mesmo os fiscais sabem explicar exatamente em virtude das
normas autoconflitantes.

De fato, se for interpretado ao pé da letra e da lei os contratos das
operadoras, o consumidor (PF e PJ) não tem direito algum, apenas deveres.
Ai entra a questão econômica, enquanto for interessante financeiramente
para operadora. ela fara vista grossa dessas clausulas, e com a conivência
da Anatel.

É impossível alterar essas clausulas? Depende do porte do cliente. Já vi
clientes que conseguiram alterar.

Na verdade a Anatel só vai agir contra um usuário final (PF ou PJ) a pedido
de uma operadora. E a operadora só fará isso se sofrer algum prejuízo
financeiro, e considerável. Enquanto ela estiver tendo lucro, fará vista
grossa e ira segurar os cães da agência.

Para se ter uma ideia, a um tempo atrás por aqui a TIM e Claro na
contratação de um plano PJ, exigiam a declaração da quantidade de
funcionários para impedir que se comprasse mais acesso que o número de
funcionário, pois obviamente o excedente seria colocado em um gateway GSM
ligado ao PBX. Hoje já não pedem mais isso, pelo menos não vi mais, pois
pra elas tornou-se interessante isso.

Ou seja, tudo gira em torno de grana. O problema é quando alguns
"espertões" começam a abusar, como por exemplo colocar chips da TIM e Claro
com SMS ilimitados em "chipeiras", para vender o serviço, principalmente
para propagando e spam.

Tenho visto muita gente reclamando que não está mais conseguindo fazer
isso, pois as operadoras, resguardadas pelos contratos de adesão, estão
começando a agir.

Um exemplo dessa questão que tudo gira em torno de grana, inclusive essa
agência asquerosa, é o caso da Human, Zênvia e outras com a cruzada do "SMS
Pirata". Caso alguém acompanhe isso, deve saber que há outra grande
operadora boicotando essa cruzada e batendo de frente com esse grupinho
ridículo, cujo único objetivo é impedir a concorrência. O problema começou
em grande parte por causa dos "espertões" que começaram a usar acessos
ilimitados e entrar inclusive em licitações para vender o serviço para as
esferas municipais, estaduais e federal, o que começou a causar prejuízos
financeiros para todas as operadoras.

Não há impedimento, pelo menos legal (não entra aqui as regulamentações)
para que uma empresa feche um acordo comercial com uma operadora e revenda
o serviço de envio de SMS, desde que respeitadas as necessidades de opt-in
e não spam. A própria Vivo tem um pacote PJ para essa situação. O problema
é o preço.

Espero ter acrescentado informações aos interessados.

[...]'s

Marcio

########### Campanha Ajude o Marcio! ###########
http://sosmarcio.blogspot.com.br/
http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=195793