[AsteriskBrasil] Tempo de Ping

Leonardo L. Souza llsouza.br em gmail.com
Sexta Setembro 6 01:34:16 BRT 2013

Srs:

Ao meu ver, o tempo de ICMP não interfere, porém sua variabilidade (Jitter)
sim... Procuro sempre manter o Jitter abaixo de 5% em relação à mediana
(MDEV), assim se tiver com uma latência de
​
394ms, verifique se durante a conversação não haja variações maiores que
370ms a 410ms, isto para G711 outros Codecs com maior compressão (como o
GSM) podem sofrer mais com esta variabilidade.

O ICMP por si só não é tão confiável, pois não mede a latência em cada um
dos sentidos (UP ou DOWN), muito menos sua variabilidade com pacotes mais
ou menos fragmentados. Já vi casos em rede local, onde o ICMP é de 2 a 5
ms, e a voz falhar pois em amostragem de 10 minutos,havia picos de 10ms ou
15ms, assim, mesmo com tempo de resposta baixo, se preocupe mais com a
variabilidade do que com o absoluto.

[]´s
Leonardo Souza