[AsteriskBrasil] Quem está atendendo?

Mauricio Bonani mbonani em gmail.com
Domingo Setembro 8 10:37:51 BRT 2013

Depois de bastante tempo parado voltei a mexer com o asterisk. Montei um pequeno server para testes e estou enfrentando um problema curioso.

Meu cenário é o seguinte:

- server CentOS 6.4 64-bit
- asterisk 11.5.1 compilado
- SPA 3102 ligado a uma linha fixa e um ramal
- SPA 3102 ligado a uma interface celular Zenite GT111
- conta Vono configurada no asterisk

### DIALPLAN ###

[general]
static=yes
writeprotect=no
clearglobalvars=no

[globals]
CONSOLE=Console/dsp
IAXINFO=guest
TRUNK=DAHDI/G2
TRUNKMSD=1

[in_vono]
exten => mbonani,1,Goto(rotadeentrada,s,1)

[in_cell]
exten => cell,1,Goto(rotadeentrada,s,1)

[in_pstn]
exten => pstn,1,Goto(rotadeentrada,s,1)

[rotadeentrada]
exten => s,1,Answer()
exten => s,n,Dial(SIP/200,10,o)
exten => s,n,Hangup()

Sempre que há uma chamada entrante passando por um dos SPA3102, o ramal configurado toca por alguns segundos e logo depois a chamada é atendida automaticamente e, na origem, é possível ouvir um tom de discagem, que dura dois ou três segundos, e então vem o tom de ocupado. Em chamadas através da Vono isso não ocorre, o dialplan é seguido corretamente.

O que posso ter configurado errado? Como eliminar esse problema?

Desde já agradeço.

Mauricio Bonani
mbonani em gmail.com