[AsteriskBrasil] PickUp

Fbio Renato Costa oibafrc em ig.com.br
Tera Abril 1 15:58:10 BRT 2014

Boa tarde Hudson,

Quando comecei a mexer com asterisk, tive problemas com a captura.
Pesquisando na internet achei uma solução que utilizo até hoje sem
problemas.
No contexto de entrada das ligações coloquei a seguinte linha:
exten => s,n,Set(__PICKUPMARK=${DB(CAPTURA/${EXTEN:-4})})

Tenho um shell script que coloca uma marcação no DB do asterisk CAPTURA,
para cada ramal existente do DDR, ao chegar uma ligação para determinado
ramal, ele pega o conteúdo do DB(CAPTURA/ramal) e coloca na variável
PICKUPMARK.

E criei um contexto para a captura das ligações:

[captura]
exten => _*57,1,Set(PICKUPGROUP=${DB(CAPTURA/${CALLERID(num):-4})})
exten => _*57,n,Playback(beep)
exten => _*57,n,Pickup(${PICKUPGROUP}@PICKUPMARK)
exten => _*57,n,Hangup

Na captura é consultado o DB(CAPTURA/CALLERID(num)) e colocado na variável
PICKUPGROUP. Então se existir algum ligação entrante onde as variáveis
PICKUPGROUP e PICKUPMARK forem iguais, a ligação e capturada.

Att,

Fábio