[AsteriskBrasil] Repassar busy para PSTN

Deivison Moraes moraesdeivison em gmail.com
Domingo Abril 27 11:53:04 BRT 2014

Pessoal, boa tarde.

    Tenho uma topologia um pouco complexa com asterisk e preciso chegar
a uma decisão importante. Se possível, queria a ajuda de vocês para tal.

Itens: 1 E1 30 canais r2mfc
          1 Placa E1 digivoice VB3030 01 E1
          1 Serv. Asterisk 1.8.25.0 Debian wheezy 64bits
          1 Serv. Asterisk 1.2.20 Opensuse 32bits.

Topologia:
      1º  A placa E1 fica instalada e configurada no servidor Opensuse
com o drive DGV na versão (Driver Version: 1.0.3).

      2º O servidor opensuse repassa os MCDU's da psnt via SIP para o
servidor Debian.

      3º O Servidor Debian entrega os DID's para seus usuários SIP
registrados. Isso via configuração no a2billing.

Esta topologia está funcionando até o momento quase que sem problemas,
repassando dtmf de um lado para o outro e sem problemas com voz.

Acontece que quando o cliente que está registrado no Debian está com o
telefone ocupado, o servidor Debian recebe BUSY do ata, depois ele
encaminha o BUSY para o Opensuse que deveria passar ocupado para a PSTN.

Porem o que acontece é que o Opensuse não repassa o BUSY para PSTN
ficando apenas mudo para quem está ligando. Alterei a opção gen_busy no
digivoice.conf, que pela descrição é o responsável por isto. Porem
continua da mesma forma.

Talvez possa ser por causa da versão antiga do digivoice.conf e o
asterisk do opensuse.

Meu primeiro pensamento foi atualiza-los, mas eu não sou do tipo que
atualiza o que funciona bem durante 7 anos.

Uma outra informação é que eu aumentei a pouco tempo o gen_dtmf e o
relaxdtmf para resolver problemas com dtmf, não sei se influenciaria
nessa passagem do BUSY. Ao meu ver não tem relação.

Todavia, queria a opinião dos amigos que possuem inúmeros ambientes e
talvez já tenham passado por isso.

Grato desde já!

[]'s

Deivison Moraes