[AsteriskBrasil] Interligação IAX entre servidores

Jorge Visentini jorgevisentini em gmail.com
Quinta Agosto 7 20:52:30 BRT 2014

Senhores, boa noite.

Sou iniciante em Asterisk.

Estou tentando interligar dois servidores, matriz e filial pelo iax.conf
porém não estou tendo sucesso.

Acho que fiquei mais confuso depois que fui pesquisar na internet. Não sei
se é porque o conteúdo é antigo... ou sei lá..

Não consegui ainda entender o proposito do parâmetro register dentro do
iax.conf

Preciso dele para fazer a conexão?

Não consegui entender a lógica dos troncos... por exemplo, no "chute" o meu
iax.conf está assim:

[general]
bandwidth=high
disallow=all                    ; Desativa todos
allow=g729
allow=gsm
allow=g723
jitterbuffer=no
forcejitterbuffer=no
calltokenoptional=0.0.0.0/0.0.0.0
language = pt_BR
autokill=yes

[iaxria]
type=friend
host=IP SERVIDOR QUE QUERO ME CONECTAR
secret=senha
trunk=yes
qualify=yes
context=numberplan-custom-2
disallow=all
allow=g729

[iaxpoa]
type=friend
host=IP DO MEU SERVIDOR
secret=senha
trunk=yes
qualify=yes
disallow=all
allow=g729
requirecalltoken=no
context=from-internal

Uma coisa muito estranha é que na rota, eu só consigo ligar desta forma:
exten => _7[0-7]XX,1,Dial(IAX2/iaxpoa:senha at IP DO SERVIDOR QUE QUERO ME
CONECTAR/${EXTEN},120,Ttr)

Desta forma toda vez que tiver uma ligação, será passado o usuário e
senha...

Vi na internet que tem outra forma:
exten => _7[0-7]XX,1,Dial(IAX2/iaxria/${EXTEN},120,Ttr)

Porém não consegui fazer funcionar...

Se alguém conseguir me dar uma mão ai...

Valeu!