[AsteriskBrasil] Conectando com ip externo, mas sem áudio

Maciel, ADRIANO adriano.maciel em nethorizontes.com.br
Sábado Janeiro 4 03:02:50 BRST 2014

Bom dia,

Estou com um problema aqui na empresa e estou quebrando a cabeça pra resolver.

Tenho um servidor asterisk dentro da minha rede e uso um nat no roteador. Fiz o redirecionamento de porta para poder conectar externamente. Até ai funcionou tudo bem, consigo me conectar ao servidor asterisk fora da rede normalmente.

Acontece que a configuração é no meu celular (ou seja, como host utilizo o ip externo do meu modem adsl). Ao chegar na empresa e conectar na rede wi-fi (ou seja, meu celular pega o ip da rede interna), eu conecto normalmente, consigo chamar qualquer ramal, mas não sai o áudio. Se eu configuro o soft phone com o IP interno do servidor asterisk, funciona normalmente, ou seja, o IP "externo" só funciona quando estou fora da minha rede local.

Existe uma maneira de corrigir isso? Queria utilizar sempre o IP externo independentemente de estar dentro da rede interna.

Obrigado.

Adriano