[AsteriskBrasil] Digivoice FXO

Lucas Pires Gomes lpg_br em yahoo.com.br
Terça Julho 22 22:56:31 BRT 2014

Pessoal, boa noite.

Tenho um channel da Digivoice com 4 FXO + 44 FXS. Não utilizávamos FXO, porém, surgiu a necessidade de utilizar. Tivemos vários problemas com eco. Comprei licença do HPEC e a princípio ficou resolvido, porém, o pessoal reclama que a linha tem chiados e o volume fica baixo. Se eu aumentar o volume, gera eco e sobre o chiado, não sei o que fazer, onde posso verificar. As ligações FXS-FXS estão ok. FXS-E1 também estão ok, meu problema é apenas com ligações entre uma FXS e uma FXO.

Não tem compartilhamento de IRQ, o channel é TDMOE e não tem erro de rede (Ambas as pontas estão com autonegociação desligado, 100Mbps e full duplex selecionado).

Segue abaixo as minhas configurações, gostaria que vocês dessem uma olhada e me sugerissem se pode ser feito alguma alteração para melhorar.

chan_dahdi.conf
;Configuração para a interface FXO
usecallerid=yes
context=from-pstn
signalling=fxs_ks
echocancel=yes
echotraining=yes
echocancel=512
rxgain=3.0
txgain=-3.0
group=2
channel=>32-35

signalling=fxo_ks
context=from-internal
usecallerid=yes
callerid=asreceived
cidsignalling=dtmf
cidstart=dtmf
dtmfcidlevel=255
rxgain=3.0
txgain=2.0
channel=>36-79

system.conf
### Span  2: DYN/eth/eth3/ec:bb:ae:00:00:5d "Dynamic 'eth' span at 'eth3/ec:bb:ae:00:00:5d'"
#CB3000 TDMoE 32FXO 32FXS:
dynamic=eth,eth3/ec:bb:ae:00:00:5d,48,0
fxsks=32-35
fxoks=36-79
alaw=32-79
echocanceller=hpec,32-35
echocanceller=mg2,36-79 Configuração channel
signalling= tdmoe_fxo
ports => 1-4 signalling= tdmoe_fxs
ports => 5-48 signalling= fxo_direct
tx_gain= -3