[AsteriskBrasil] Fwd: Asterisk enviando e obtendo audio da placa de som e porta serial

Eng Eder de Souza eder.souza em bsd.com.br
Quinta Junho 26 14:48:44 BRT 2014

Uma alternativa é ter acesso ao canal diretamente no servidor Asterisk, o
áudio pode ser acessado diretamente via file descriptor e para cada canal
aberto durante uma ligação o sinal pode ser simplesmente extraído  frame a
frame e despejado em um buffer paralelo, ou seja você poderia transmitir
via stream dentro de pacotes UDP ou cuspir o sinal por uma porta serial,
vai depender somente da sua necessidade.

Existem alguns pontos para se pensar e estudar, eu sei que a porta serial
trabalha em uma velocidade especifica, de modo geral 9,600 bits, cada bloco
capturado do Asterisk vai estar amostrado em 16 bits a 8000Hz, wow seus
problemas só estão começando perceba que a largura de banda da sua porta
serial vai provocar algum atraso de aproximadamente o dobro do executado,
uma solução é ver se a comunicação de sua porta serial suporta velocidades
maiores como por exemplo 19,200 bits e mesmo assim com esse valor você vai
estar muito perto do limite. lembre que ainda tem o tempo gasto no
processamento de captura do frame, a velocidade vai estar explicitamente
ligado com a sincronia dos frames extraídos, ou seja ou você dá banda para
o sinal trafegar ou crie um método de enfileiramento para não perder algum
frame durante o despejo em sua porta serial ...

Sempre observei que portas seriais interpretam código ASCII, não sei se
isso é regra, se for vai depender que você converta cada sample de seu
frame para o valor equivalente (serialização), eu sei que o formato de
áudio raw do Asterisk está em 16bits e em short int ou seja  cada sample
pode estar entre este range  −32768 até 32767, você converte cada valor
para o seu equivalente em ASCII e cruze os dedos para o seu arduino fazer o
processo inverso ou seja converter novamente de ASCII para short int
encodar os valores recebidos e tocar em algum speaker!

Ou seja vai dar um trabalhinho lol