[AsteriskBrasil] FXS ou FXO para interligar PABX

Cleber Gomes lgtec em hotmail.com
Quinta Março 6 08:20:42 BRT 2014

A grosso modo:

1- Ramal do PABX Conecta entram no FXO do Asterisk
2- Ramal (fxs) do Asterisk entra na entrada de tronco do PABX Conecta

Na opção 2 , configurando um tronco voip , por exemplo, no asterisk, você
programa para que o mesmo tenha ring para a saída fxs que está na Conecta.
No intelbras , configure o toque para ir para ramal ou grupo que desejar. Os
ramais da intelbras acessariam o asterisk digitando rota individual ou geral
(de fábrica 0), da mesma forma como se linhas analógicas estivessem na
mesma, e conforme o plano de discagem na CPU sairiam para o mundo externo
através do asterisk. Desta forma pode configurar ,por exemplo uma ura 1
milhão de vezes mais profissional que os 20 segundos da placa de atendimento
da intelbras, embora ainda tenha limitações no direcionamento por não poder
ter mais do que duas opções de atendimento no intelbras (a conecta só tem 2
entradas de linha).Além de outras funcionalidades do asterisk.Tendo 2 linhas
analógicas atualmente no intelbras (provável pois se o cliente não quer
descartar é porque deve ter há muito tempo), obrigatoriamente teria que ter
duas fxo no asterisk para não deixá-las de fora do conjunto.
Na opção 1. Só vejo sentido se a intenção é espalhar ramais pela internet. O
asterisk não fica de frente e só ganharia Oscar de coadjuvante.
Sinceramente, na opção 2, com a necessidade mínima de se ter 2fxs e 2 fxo no
asterisk , a compra de + 3 atas de 2 portas (mais 6 ramais)  seria o mais
recomendável mesmo para descartar o intelbras e trabalhar dentro do asterisk
100%.
acho que é isso....
abçs,
Cleber