[AsteriskBrasil] FXS ou FXO para interligar PABX

Cleber Gomes lgtec em hotmail.com
Quinta Março 6 17:36:09 BRT 2014

Vamos ver se a minha representação gráfica com caracteres meia boca sai
direito no e-mail...
O Alessandro Mata , neste tópico colocou o significado do que é fxo e fxs.
Para simplificar ,fxo serve para receber o sinal de linha ou ramal
convencional e o fxs gera um sinal tal qual um ramal ou linha convencional.

Hoje deve ser assim:

Linha 1/4 >>|Tronco1/4 "IMPACTA" Ramal 1/30| >>Rede de Ramais

Depois deveria ser assim:

Linha 1/4 >>>|fxo1/4  "ASTERISK"  fxs1/4|>>|Tronco1/4 "IMPACTA" Ramal
1/30|>> Rede de Ramais

Ou seja, você precisa ao menos de 4 portas fxo + 4 portas fxs para trabalhar
com as 4 linhas convencionais aos mesmo tempo.
Você pode ainda no asterisk entrar com linhas Voip e sair com ramais ip via
ata,softphone,telefone IP.
O sinal da FXS do asterisk entraria como tronco na Impacta.O asterisk desta
forma fica de frente e gerencia o atendimento primário dos seus troncos.
Grava as chamadas, bilheta,etc..etc...Nele você configurará o
redirecionamento das linhas ao tocarem para os ramais fxs(grupo é mais
fácil)
. Na Impacta vc deve programar as rotas de saída. Exemplo: se todas são
rota zero, os ramais dela discarão zero e depois os ramais lá do
asterisk. Para pegarem uma das 4 linhas atuais, discarão zero e depois o
prefixo que for configurado no seu asterisk para acessar as linhas.Vai
funcionar como subsistema. No fundo, uma linha analogica já é um ramal de um
PABX de grande porte da concessionária.