[AsteriskBrasil] Tom de dialtone brasileiro imitar pabx analógico antes de capturar tronco

Ernani Azevedo ernaniaz em gmail.com
Segunda Agosto 10 14:41:15 BRT 2015

Boa tarde, Felippe.

Para configurar os ATA PAP2, PAP2NA, PAP2T, SPA2100 e similares da LinkSys
para o padrão brasileiro, utilize:

   - Regional -> Dial Tone -> 425 at -19;*(.975/.05/1)
   - Regional -> Outside Dial Tone -> 425 at -16,425 at -16,450 at -16;10(*/0/1+2+3)
   - Regional -> Busy Tone -> 425 at -19;10(.25/.25/1)
   - Regional -> Reorder Tone -> 425 at -19;10(.25/.25/1,.75/.25/1)
   - Regional -> Ring Back Tone -> 425 at -19;*(1/4/1)
   - Regional -> Control Timer Values (sec) -> Interdigit Long Timer -> 4;
   - Regional -> Control Timer Values (sec) -> Interdigit Short Timer -> 2;
   - *Line X* -> Dial Plan ->
   (*8|[2-9]xxx|0,[2-6]xxxxxxx|0,[7-9]xxxxxxxx|0,0[1-9][1-9][2-6]xxxxxxx|0,0[1-9][1-9][7-9]xxxxxxxx|0,0300xxxxxxx|0,0800xxxxxxx|0,1xx|0,1xxx|0,1xxxx)

O que faz a *mágica* para ter dois tons de discagem é o "Dial Tone", que é
o tom normal, que neste caso utilizamos o tom de discagem padrão brasileiro
para ramal de PABX, e o "Outside Dial Tone" o tom normal de discagem da
PSTN. O que ativa o segundo tom é a máscara de Dial Plan, quando ele
encontra uma vírgula, passa para o tom externo.
No caso do Dial Plan, toda discagem que coincidir com uma máscara ali
contida, ele dispara após o "Interdigit Short Timer" a ligação. No exemplo
acima, consideramos números locais com 8 dígitos, e celular 9 dígitos, DDD
sem operadora, 0300, 0800, *8 (captura de ligação) e números de serviço
(1xx[x[x]]).

Outras dicas:

   - Para descobrir o IP, coloque um telefone na linha 1 ou 2, disque
   "****", e no menu, digite "110#". Você irá ouvir o IP.
   - Para resetar o adaptador para o padrão de fábrica, coloque um telefone
   na linha 1 ou 2, disque "****", no menu, digite "73738#" (números de
   "reset#"), e confirme discando 1 (e ouça o sintetizador de voz dar seu
   último suspiro).
   - Para resetar um adaptador pela interface web, logado como
   administrador, utilize: http://*IP_DO_ADAPTADOR*/admin/reboot
   - Para atualizar a firmware, basta instalar um servidor HTTP ou TFTP e
   utilizar: http://*IP_DO_ADAPTADOR*/admin/upgrade?*[http|tftp]*://
   *IP_DO_SERVIDOR*/*ARQUIVO.EXT*
   - Firmwares oficiais podem ser encontradas em
*https://software.cisco.com/download/release.html?mdfid=282414114&softwareid=282463187&release=5.1.6
   <https://software.cisco.com/download/release.html?mdfid=282414114&softwareid=282463187&release=5.1.6>*
   - TODAS as firmwares (site não oficial da Cisco/Linksys) podem ser
   encontradas aqui:
   http://srv1.duer9.wien.funkfeuer.at/files/firmware/sipura-cisco-linksys/

Outras fontes de pesquisa:

   - Linksys ATA dial plan:
   http://wiki.voip.ms/article/Dial_Plan_for_Linksys_ATAs
   - How to Upgrade Linksys ATA's firmware:
   https://brainwreckedtech.wordpress.com/2009/04/16/howto-update-linksys-pap2-firmware-without-windows/

Abraços,
--
Ernani Azevedo