[AsteriskBrasil] Asterisk com gravação de ligações em um storage

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Quinta Dezembro 3 13:39:00 BRST 2015

Elias,

Falando em storage, basicamente temos:

Local (discos locais)
DAS (Direct Attached Storage, armazenamento em dispositivo remoto conectado
diretamente ao servidor, normalmente por SAS ou FC, tão rápido quanto ou
mais do que um disco local)
NAS (Network Attached Storage, armazenamento em dispositivo remoto,
conectado ao servidor normalmente via iSCSI ou FCoE, limitado à velocidade
da rede 100Mbps/1Gbps/10Gbps, etc)
SAN (Storage Area Network, armazenamento em dispositivo remoto, conectado
ao servidor normalmente via HBA, barramentos de 2Gbps, 4Gbps, 8Gbps,
12Gbps, etc)

* Não estou considerando um compartilhamento NFS ou SMB/CIFS como
propriamente Storage, embora possa, dadas as circunstâncias adequadas,
atender ao que se deseja...

Em qualquer um dos casos acima, para que se haja algum nível de segurança
(por redundância), você precisa de RAID (Local) e MultiPath + RAID (remoto)

No caso de local, uma controladora RAID de múltiplas portas, com múltiplos
discos (RAID-1, RAID-10, RAID-5, RAID-6, RAID-50)

No caso de remoto, você precisa que seu dispositivo Storage possua alguma
redundância (normalmente possuem, 2 interfaces, 2 processadores, raid,
etc), necessita de múltiplos caminhos, que podem ser, apenas dois ou mais
HBAs para o DAS, já para o NAS/SAN, precisa de duas interfaces (NIC ou
HBA), dois Switchs (LAN ou SAN), e as interfaces redundantes do dispositivo
Storage.

* No caso particular de um compartilhamento de arquivos (NFS/SMB/CIFS), é
importante que o servidor que compartilhará o recurso, já implemente meios
para alta disponibilidade.

NOTA: Gravar local e posteriormente replicar, implica em
ocupação/concorrência no sistema para a transferência dos dados, o que
poderá impactar no desempenho do Asterisk.

Alexandre Alencar
Twitter @alexandreitpro
http://blog.alexandrealencar.net/
http://www.alexandrealencar.net/