[AsteriskBrasil] Dúvida sobre o tráfego na rede

Judson Júnior judson.jcj em gmail.com
Sexta Dezembro 11 10:25:21 BRST 2015

Caros colegas.

Está em andamento no órgão onde trabalho, em muito estimulado por mim, a
adoção em massa de PABX Asterisk em ambiente virtualizado utilizando
gateways nos diversos estados pelo Brasil afora.

No ES, por exemplo, já tenho 03 servidores Asterisk. No entanto, como ainda
não havíamos adquirido os gateways (EBS Modular SPX Khomp), utilizamos
placas PCI mesmo. Nesses casos usamos PC.

Uma coisa que me chamou atenção foi a taxa de dados conforme imagens em
anexo. Ao verificar no applet do dashboard Elastix o tráfego na rede do
PABX físico está na casa dos 10Kb TX/RX enquanto no PABX virtualizado fica
na casa dos 530Kb TX/RX mesmo sem que haja ligações.

Isso se deve ao TDMoE? É normal essa taxa na interface?

Outra coisa. A Khomp recomenda usar duas interfaces, sendo uma exclusiva
para o tráfego entre o EBS e o Servidor e a outra pro Asterisk e demais
máquinas virtuais se ligarem na rede local. Estou usando apenas uma
interface e não tenho tido problemas com ligação picotando. Devo mesmo
assim usar as duas interfaces?

Saudações a todos.