[AsteriskBrasil] Asterisk 11 ou 13

Roger Pitigliani rogerwinter em gmail.com
Sexta Setembro 11 14:37:42 BRT 2015

Lyon,

Eu tenho usado só 12 e 13 em produção, e migrando o que tinha de 11 e
inferior

Quanto ao SIP, as versões 12 e 13 implementam o PJSip, porém nada impede
que você continue utilizando o "chan_sip" da mesma forma que no 11.

Dependendo do que será implementado usar 11, 12 ou 13 não fará muita
diferença. Optei por fazer essa mudança, devido a problemas com chamadas
presas em filas, que eram muito frequentes em operações com volume alto de
chamadas e me tiravam o sono. Depois de migrado nunca mais ocorreu. (creio
que deve-se a mudança da API de Bridge utilizada nas versões 12 e
superiores).

Se você pretende logar com Agentes (usando o chan_agent), na versão 12 e
superiores não existe mais, foi removido, mas pode ser "simulado" usando o
modulo app_agent_pool (Configurações bem diferentes).

No mais não vi muitas diferenças, pelo menos no que tenho utilizado
habitualmente.

Abraço.

--
Roger Pitigliani