[AsteriskBrasil] Telefone IP Wifi

Marco Antonio Araujo marcoantoniokernel em hotmail.com
Segunda Abril 25 12:33:17 BRT 2016

Olá Hudson,

Eu uso um Unidata WPU-7800 desde 2012, na época paguei R$ 540,00. Hoje, com a alta do dólar, não deve sair por menos de R$ 1000,00. Pelo menos na última vez que consultei o preço. Os demais eu nunca testei. Na época, o WIP da Cisco, não lembro o modelo, estava mais de R$ 1000,00. Nem quis ver o valor atual, já que o UNIDATA me atende.  Foi uma ótima compra. O primeiro LINK é o manual dele.

Entretanto, não recomendo usar VOZ sobre WIFI. Eu uso, mas eu sou técnico, se a ligação cair ou ficar muda no meio da ligação, eu entendo perfeitamente, mas o cliente, geralmente não.  Eu uso pra fins pessoais e para testes, não aprovo nenhum projeto que inclua esse tipo de aparelho em produção, muito menos Smartphones, uma vez que eles são feitos para transmitir dados e não voz, embora a voz seja sobre dados, mas você entendeu kkk. O site que comprei encontra-se no segundo LINK.

O Unidata me atende bacana. Arrisco a dizer que de a cada 30 ligações ele completa 29 sem problemas. Geralmente não uso com SIP e sim PSTN, pois há uma latência natural do WIFI e combinada com a latência do SIP, eu geralmente não arrisco.

O terceiro link é de um aparelho Siemens WL2 que usava quando eu trabalhava com as Centrais da Siemens (Hipath 4000 e Hipath 8000), havia vários desses em produção, mais de 200. Acredito que ele funcione com Asterisk, não tenho certeza. Entretanto, já lhe adianto que esse aparelho tinha muitos problemas, pois tínhamos um site survery, e acredito que o problema era o excesso de dispositivos na WIFI, mas nunca soube ao certo se o problema era no aparelho ou no WIFI.  Se quiser arriscar a comprar, é bem mais barato que os anteriores, mas é usado. Outro problema dele, é que a bateria danificava com facilidades. Além disso, nunca testei no Asterisk, pela lógica deve funcionar, já que é SIP e o UNIDATA funcinava na Hipath 8000. Outro detalhe é a firmware, Ele aceita HFA que é o protocolo da Hiapth 4000 e SIP que é o da Hipath 8000. Antes de comprar, deve-se ficar atento a isso. Mais um motivo para eu não recomendar o WL2.

Eu geralmente uso o UNIDATA em um ambiente controlado, na minha WIFI, e moro sozinho, portanto, não tenho dispositivos concorrentes exigindo alta demanda do WIFI. Entretanto, já o testei em um ambiente compartilhado com cerca de 10 dispositivos, e não tive problemas.

http://www.allstarnetworks.com/pdf/WPU7700EnterpriseEdtionAdminManual20081218V22s.pdf

http://www.innovus.com.br/infoproduto.php?pid=675&categ=voip

 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709303998-telefone-wirelless-sip-wl2-siemens-_JM

Boa sorte.