[AsteriskBrasil] Channel Bank FXS - Alternativas para ramais

Marcelo celobusana em gmail.com
Quarta Agosto 3 16:05:22 BRT 2016

Pessoal,

Venho usando a muitos anos um channel bank da cianet com portas FXS, ocorre
que rotineiramente tenho problemas com ele, como voz robotica. Ao rodar o
dahdi_test quanto esta com o problema os percentuais são bem variados:
88.392% 75.301% 74.192% 90.588% 97.940% 99.716% 96.088% 87.324%
88.792% 88.475% 99.909% 83.249% 86.608% 91.829% 99.975% 99.989%

Também já percebi que isso ocorre quando o processador esta com maior
carga, por exemplo 50% e que muitas vezes é originado por um processo
relacionado a IRQ.

Já troquei de máquina, de placa de rede que uso para ligar o channel bank
entre outros. Para resolver reinicio o servidor asterisk + channel bank, as
vezes funciona, as vezes o problema persiste por 10/15 min.

*A minha questão é, qual sugestão para 32 portas de ramal?*

Eu já utilizo em outros pontos PAP Linksys e que não apresentam problemas.
Mas estes 32 ramais ficam no rack central e 16 PAP geram um monte de fios e
desorganização. Apesar de eu gostar deles, pois se queima / da problema é
com um só. Hoje fico na mão de um só equipamento (Channel bank) que não
tenho reservas.

Também vejo com bons olhos uma alternativa que não dependa de placas de
rede exclusivas (DAHDI) e limitantes de hardware, algo que eu até possa
virtualizar, no caso usando SIP e IAX acho que seja viável, salvo se houver
algum outro limitante.

Características ideais: dispositivo compatível com rack, quem possibilidade
de reserva com menor custo, que não dependa de hardware especifico, com
possibilidade de virtualizar (visto que não nenhuma outra placa na
central), de investimento razoável (na medida do possível).

Grato pela atenção,
Marcelo