[AsteriskBrasil] Direcionar chamadas de entrada para um tronco IAX2

Judson Júnior judson.jcj em gmail.com
Quinta Fevereiro 11 19:25:32 BRST 2016

Saudações a todos.

Estou precisando resolver a seguinte situação:

PABX A -> Monytel todo gambiarrado, gabinete TDM + PC Asterisk 1.4 com
interface toda modificada da Monytel. Tenho acesso total para editar os
arquivos via Config Edit da interface e acesso root.

PABX B -> Elastix 2.5.0 virtualizado no Hyper-V

O PABX A é um hibrido de VoIP Asterisk com TDM. O PC se comunica com o TDM
via E1. O link com a empresa de telefonia é por uma interface E1 Khomp que
está no PC. Todas as interfaces E1 estão ocupadas e em funcionamento.

Acontece que quero sair fora dessa bomba e usar somente Asterisk.

Quero começas migrando todos os números que são usados em aparelhos SIP
para o PABX B. Quando uma chamada chegar no PABX A ela pega o tronco IAX2 e
vai para o PABX B e toca no SIPfone. São aproximadamente 50 ramais.
Ficariam faltando uns 100 que estão amarrados a aparelhos convencionais
ligados no gabinete TDM que seriam migrados aos poucos em grupos de 50.

Já conectei os PABX A e B via IAX2. Consigo chamar do PABX A para o B e
vice-versa. Realizo chamadas normalmente usando o PABX B (rodando em
Hyper-V). As chamadas saem pelo PABX A numa boa (com um pouco de chiado e
só usando alaw, mas estou vendo isso ainda).

Eu queria editar um arquivo para que a medida que fosse migrando os números
associados a SIPfones, a rota de entrada ao invés de ser associadas ao
ramal, fosse associada ao tronco IAX2. No caso a rota se chama "virtual".
Se alguem de fora ligar no número XXXX8075 que agora está no PABX B, vai
receber tom de ocupado.

Na interface do Elastix isso é tranquilo, basta eu selecionar o destino
"trunk" escolher o tronco e boas. Mas na interface da Monytel eu não tenho
essa opção. Só consigo escoher como Rota de Entrada uma URA, os ramais,
filas, conferencias, correio de voz, agenda de telefones, controle dia e
noite e custom contexts. Nada de troncos...

Alguma luz?

Obrigado.