[AsteriskBrasil] Elastix, Snep e Freepbx Modificados pode isso

Marco Antonio Araujo marcoantoniokernel em hotmail.com
Quarta Fevereiro 24 11:27:12 BRT 2016

Gian Silva,

Se pararmos para pensar isso acontece com quase tudo em TI. É o velho jargão "nada se cria, tudo se copia". Vamos pegar um exemplo que gosto muito, o roteador TPLINK. Todos já viram o roteador tplink, certo? Como é funcionamento dele? O cara pegou um linux ou unix, deixou o mais limpo possível e embarcou em um solução com o nome TPLINK. Ou seja, nada impede de você baixar uma distribuição linux, habilitar o roteamento via kernel e construir o seu próprio roteador. O Android é a mesma coisa, acho que não existe exemplo melhor é um kernel linux modificado, na cara de pau, e etiquetaram como Android!

O Elastix é licenciado pela GPL, você pode modificá-la e adaptá-la ao seu critério, o que não pode é usar a marca como se fosse sua. Por exemplo, eu criei um contexto no extensions_custom.conf para atender uma funcionalidade que o Elastix não possui, fiz um aprimoramento. Eu posso apagar a logo do elastix e colocar o nome da minha empresa nele, o que eu não posso é usar a marca como se eu tivesse desenvolvido ou fechar o código fonte. A licença GNU permite isso, conforme podemos visualizar abaixo.

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org <asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org> em nome de asteriskbrasil-request em listas.asteriskbrasil.org <asteriskbrasil-request em listas.asteriskbrasil.org>
Enviado: quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 09:09
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Digest AsteriskBrasil, volume 19, assunto 100

Enviar submissões para a lista de discussão AsteriskBrasil para
        asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org

        http://asteriskbrasil.org/mailman/listinfo/asteriskbrasil
corpo da mensagem para
        asteriskbrasil-request em listas.asteriskbrasil.org

endereço
        asteriskbrasil-owner em listas.asteriskbrasil.org

mais específica que "Re: Contents of AsteriskBrasil digest..."

Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP e telefones IP

Tópicos de Hoje:

   1. Exemplo/Tutorial PJSIP (Artur Meissner)
   2. Re: SPA3102 (Hudson Cardoso)
   3. Re: Elastix,      Snep e Freepbx Modificados pode isso???
      (Anderson Freitas)

Message: 1