[AsteriskBrasil] Ligação área conurbadas

Roger Pitigliani rogerwinter em gmail.com
Segunda Janeiro 11 09:56:25 BRST 2016

Guilherme,

Nessa base da Anatel (CNL), cada prefixo+range tem uma Sigla CNL vinculada.
Primeiro você tem que saber a sigla de onde você está gerando a chamada.
E consultar nessa base o numero discado a sigla correspondente, se for
igual a sua você não disca DDD se for diferente aí você deve discar ddd.

Exemplo:
Você está em Porto Alegre. A Sigla CNL é *PAE* seu código de área é 51.

Se você discar para o numero *5130200001*, vai consultar a sigla
correspondente na base e vai retornar *PAE*, logo é uma* ligação local*
(Cidade de Canoas, próximo a Porto Alegre);
Se você discar para o número *5136840001*, vai consultar a sigla
correspondente na base e vai retornar *TRI*, logo é uma *ligação DDD*,
apesar de terem o mesmo código de área 51. (Cidade Tramandaí).

Você terá que importar os dados da Anatel em uma base local para poder
fazer estas consultas.
Essas consultas você pode fazer facilmente com AGI ou via comando DB pelo
próprio Asterisk.

Os dados da Anatel vêm no seguinte formato:

RSCAN 51062CANOAS
CANOAS                                            512  513020
GVT                           0   999 29544608S    51110851PAE
RSTRI 51299TRAMANDAÍ
TRAMANDAÍ                                         513  513684
OI                            0   999 29590276S    50075591TRI

Baixar a base no link.

http://sistemas.anatel.gov.br/areaarea/N_Download/Tela.asp?varMod=Publico&SISQSmodulo=7179

Espero ter ajudado,

Abraço.