[AsteriskBrasil] RES: Telefonia VOIP

Daniel Zanutti daniel.zanutti em gmail.com
Segunda Agosto 7 21:13:04 BRT 2017

Pedro

Acredito que sua afirmação não está totalmente correta (nem totalmente
errada). Veja:

Caso a provedora de VoIP deseje encaminhar uma chamada destinada a usuários
de serviços de telecomunicações (ex.: telefonia fixa ou móvel), *uma vez
que não possui direito à interconexão, ela deverá utilizar os serviços de
empresas autorizadas pela Anatel para viabilizar o curso das chamadas entre
redes.*

Repare que o contexto aqui é justamente encaminhada uma chamada destinada a
telefona fixa ou movel, a própria Anatel informa que a operadora VoIP deve
utilizar os serviços de autorizadas (STFC, SMP, SCM, etc) para viabilizar o
curso da chamada.

Outro ponto:
Por outro lado, um usuário de um serviço de telecomunicações (ex.: banda
larga ADSL, Cable Modem e 3G) pode contratar uma provedora de VoIP e
utilizar o serviço de telecomunicações como suporte para o uso da aplicação
VoIP. Neste caso específico, como a provedora de VoIP não prestará o
serviço de telecomunicações, não haverá a necessidade de uma autorização da
Anatel para o desenvolvimento da atividade, que estará caracterizada como
Serviço de Valor Adicionado.

Ao meu entedimento, a resposta é bem complexa, depende do cenário e forma
de (inter) conexão com o usuário. Em alguns casos acredito que sim, é
permitido VoIP sem licença STFC/SCM.

Abraço