[AsteriskBrasil] Linhas VoIP NET / PABX do interfone / ECO

Luis Felipe Marzagao lfbm.andamentos em gmail.com
Segunda Agosto 14 09:21:44 BRT 2017

Caros:

Pesquisando na lista, achei uma mensagem muito elucidativa sobre
troubleshooting de eco [1].

Tenho uma Digium AEX410P sem módulo de cancelamento de eco.

Antigamente eu tinha duas linhas tradicionais da Vivo (Telefônica) e
somente com o cancelamento de eco por software (OSLEC) ficava 100%.
Praticamente nem se percebia qualquer eco.

Recentemente troquei por linhas voip da NET (Claro S.A.), aquelas que
saem do Modem pelo cabo tradicional RJ11 e são espetadas na placa Digium.

Quanto coloco essas linhas em telefones analógicos tradicionais (aqueles
bem simples) funcionam perfeitamente. Não se ouve qualquer eco.

Quando coloco as linhas na Digium, de cara percebi que o volume fica
absurdamente alto. Fiz ajustes no rxgain e txgain para baixar o som.

Porém, não há meios de eliminar o eco tão bem quanto eu conseguia com as
antigas linhas analógicas da Vivo. No caso das linhas da NET,
aparentemente não faz diferença deixar o OSLEC ligado ou desligado. O
resultado é o mesmo.

Além disso, tenho espetadas em outras duas portas linhas do interfone do
prédio, que provavelmente é daquele PABX tradicional. Nesse caso, o eco
é pior ainda.

Os percentuais de eco do fxotune estão mostrando o seguinte:

[root em freepbx ~]# fxotune -d -b 1                      (Linha da NET 1)
Dumping module
echo ratio = 0.5494 (2503.7 / 4557.0)
Done!

[root em freepbx ~]# fxotune -d -b 2                       (Linha da NET 2)
Dumping module
echo ratio = 0.0221 (100.9 / 4557.0)
Done!

[root em freepbx ~]# fxotune -d -b 3                       (Interfone 1)
Dumping module
echo ratio = 0.6563 (2990.9 / 4557.0)
Done!

[root em freepbx ~]# fxotune -d -b 4                        (Interfone 2)
Dumping module
echo ratio = 0.6547 (2983.5 / 4557.0)
Done!

Minha configuração atualmente está assim:

; Linha 1
signalling=fxs_ks
context=from-analog
group=0
cidsignalling=dtmf
cidstart=dtmf
dtmfcidlevel=600
rxgain=1
txgain=-20
channel=>1

; Linha 2
signalling=fxs_ks
context=from-analog
group=0
cidsignalling=dtmf
cidstart=dtmf
dtmfcidlevel=600
rxgain=1
txgain=-20
channel=>2

; Interfone 20403
signalling=fxs_ks
context=from-analog
group=1
cidsignalling=dtmf
cidstart=dtmf
dtmfcidlevel=470
echocancel=yes
echocancelwhenbridged=yes
echotraining=yes
rxgain=-10
txgain=-14
channel=>3

; Interfone 20402
[...]
channel=>4

Eu já tentei mexer bastantenos volumes de rxgain e txgain e sempre faço
a calibragem com o fxotune , porém não consigo chegar no ponto ideal.

Quando faço a calibragem com fxotune, recebo os seguintes coeficientes,
o que me leva a crer que os canais 1 e 2 (Linhas da NET) na verdade não
precisam de cancelamento de eco:

[root em freepbx ~]# cat /etc/fxotune.conf
1=0,0,0,0,0,0,0,0,0
2=0,0,0,0,0,0,0,0,0
3=5,3,251,250,2,253,255,255,255
4=5,3,251,250,2,253,255,255,255

Porém, quando se conversa pelas linhas da NET ainda se tem eco. E nas
outras linhas (3 e 4) o eco fica um pouco pior.

Meu próximo passo será tentar um módulo de cancelamento de eco por
hardware, porém o custo é um pouco alto e antes de fazer investimento
gostaria de ver se alguém já teve experiências com as linhas da NET e
conexão com ouro PABX (interfone do prédio) e poderia me dizer se o
investimento realmente vale a pena.

Muito obrigado!

Luís Felipe

[1]