[AsteriskBrasil] Off Topic, CSipSimple não registra em uma determinada condição da rede.

Paulino Kenji Sato pksato em gmail.com
Terça Dezembro 12 17:04:21 BRST 2017

Boa tarde,
Se trata de um assunto que não envolve o Asterisk.
Vou relatar um problema que ocorreu hoje.
Fui configurar o CSipSimple em um celular Samsung GT-S6790L da Vivo, sem
chip.
Celular somente com acesso via WiFi.
O registro precisa ser feito via um siproxd, pois a rede WiFi esta em uma
rede que não e roteada para a rede onde se encontra o servidor SIP.
Essa configuração era somente para fins de aprendizado.

Algumas informações:
Servidor SIP e uma Central Intelbras, atendendo somente a Intranet (
10.0.0.2/24).
Duas redes WiFi separadas por vlan (10.0.103.0/24 e 10.103.0.0/16).
Servidor Linux que fornece o DHCP e DNS para as redes WiFi, e faz de
firewall para rede 10.0.0.0/24) e também onde roda o siproxd (.254).
Servidor Linux que faz o gateway com a Internet (.253).
STUN e ICE desativados.
Versão do CSipSimple 1.02.03 r2457

siproxd.conf
if_inbound  = eth0.103
if_outbound = eth0.11

Essa configuração esta funcionando em outro celular, um Moto G2.
Tenho um único ramal que posso usar configurando no servidor SIP. Então o
ramal no Moto G2 esta desativada.

O que acontece:
Configuração idêntica do CSipSimple copiado do Moto G2 para o Samsung.
Samsung não registra, dando timeout.
siproxd em modo debug não registra nenhuma atividade.
configurei o iptables para logar qualquer atividade de entrada pela porta
UDP 5060, nenhuma atividade registrada.
Esse aparelho fornecido pela Vivo esta bloqueando o SIP?
Trocando a porta do SIP para uma outra qualquer, nada.
Usando outro host (10.0.103.120) como proxy, kernel registra atividade.
Repetindo o teste no ip 10.0.103.253 CSipSimple (gateway), nada.
Instalando o siproxd no .120, o CSipSimple registra, faz e recebe chamadas
e tem fluxo de voz.
Reconfigurando o siproxd no .254 e o CSipSimple para usar a rede
10.103.0.0/16 (outra WiFi), tudo funciona corretamente.
Não existe (Pelo menos não encontrei) nenhuma regra de firewall (iptables)
bloqueando o acesso a porta 5060 ou outra porta.
O gateway padrão das duas redes WiFi e o .253 o DNS, squid, etc e o .254.
Mas o Moto G2 tem ip fixo (10.0.103.30) e gateway para o 10.0.103.254.
Configurando o Samsung para ter ip fixo (10.0.103.31) e gateway
10.0.103.254. O CSipSimple funciona.
Mudando o gateway para 10.0.103.253 e mantendo o ip fixo, não funciona.
Configurando para que o Moto G2 tenha ip dinâmico, gateway 10.0.103.253,
sip funciona.

Não tenho nenhum outro aparelho para fazer uma contra prova.

Ainda não cheguei a uma conclusão sobre esse caso.

--
Paulino Kenji Sato