[AsteriskBrasil] Operadoras VOIP

Marcelo Terres mhterres em gmail.com
Sexta Julho 7 13:54:01 BRT 2017

Cara, 120Mbps eh um bom link de download, mas um upload de 3Mbps nao
eh nada. Mas essa eh a realidade dos links ADSL nao business no
Brasil.

Se tu nao tiver um QoS bem configurado, teus 3Mbps se atolam rapidinho
com alguem mandando um email via Gmail com um anexo maiorzinho (10Mb).
Se tu pensar considerar um ambiente onde varias pessoas possam estar
fazendo ao mesmo tempo essa operacao (e outras similares), a
probabilidade de tu observar ligacoes de pessima qualidade eh bem
grande, especialmente se tu usar o VoIP com frequencia. Por se tratar
de um aplicacao realtime, os pacotes de voz precisam ter prioridade,
pois se comecarem a chegar fora de ordem, ou mesmo com um grande
jitter, eles serao descartados, gerando os famosos picotes e tambeh a
voz robotica.

Eu te recomendaria em primeiro lugar configurar teu QoS, dando
prioridade para teu trafego de voz. Isso depende da tua capacidade de
marcacao dos pacotes de voz com a prioridade desejada (AF41, EF). Se
tu nao tem essa possibilidade, uma alternativa seria tentar reduzir o
upload maximo baseado na porta de destino (tipo, limitar teu upload em
2Mbps para HTTP, HTTPS, 587...)

Eu nao conheco o BrazilFW, mas creio que ele deve ter estes recursos.

[]s

Marcelo H. Terres <mhterres at gmail.com>
IM: mhterres at jabber.mundoopensource.com.br
https://www.mundoopensource.com.br