[AsteriskBrasil] RES: Video Chamadas com asterisk

Fabio Leal biofx em hotmail.com
Quarta Junho 14 11:49:17 BRT 2017

Muito obrigado pelos retornos.

Vou iniciar os testes com as dicas de vocês e dou retorno. Prometo... heheheh ainda mais pq sei que surgirão varias duvidas.

Minha primeira duvida é quanto ao processamento no servidor. O consumo do processador (e da memoria, se for o caso) é muito diferente para equipamentos com até 30 clientes SIP/IAX com voz (sem vídeo)? Logico que não serão todas as ligações por vídeo, mas pelo menos uma ou duas vídeo conferencias por dia.
Costumo colocar em clientes com até 30 usuários (voz) maquinas Core2Duo. Sei q não são servidores, mas essa é uma estratégia q achei para atingir um nicho de micro e pequenas empresas.

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Richard Amaral de Jesus
Enviada em: quarta-feira, 14 de junho de 2017 11:02
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Video Chamadas com asterisk

Bom dia,
Supondo que seus ramais matriz e filiais sejam SIP / Asterisk.
A configuração é simples, você habilita a opção "videosupport=yes" no sip.conf (usando chan_sip) e habilita os codecs h263/h264 nos ramais que irão fazer vídeo chamadas. Os equipamentos/softfones das pontas precisam ter suporte a vídeo com os codecs selecionados..
Para ver os codecs que o asterisk dispõe.
CLI>core show codecs video
Fazer isso no Asterisk puro ou elastix/freepbx é bem semelhante.
Abraço.
--
Roger Pitigliani
rogerwinter em gmail.com<mailto:rogerwinter em gmail.com>