[AsteriskBrasil] Telefones Digium X perda de registro

Caio Pato caiopato em gmail.com
Segunda Abril 2 16:14:42 BRT 2018

Estou com um problema que não consigo resolver sem a ajuda dos colegas.

Tenho na rede interna telefones IP Digium, um Yealink e dois ATAs
Linksys. O servidor está em um colocation, máquina física, dedicada,
em um rede externa. A conexão local é via cabo, IP dinâmico (mas
renovado a cada seis meses ou mais), sem VPN.

Na última sexta-feira tive uma instabilidade e fiquei sem conexão por
menos de uma hora.

Quando a conexão retornou, todos os telefones Digium pararam de
funcionar. Eles conectam (registram) no servidor e, logo em seguida,
ficam "UNREACHABLE". De quebra, derrubam todos os outros terminais da
mesma rede (o Linksys e o Yealink).

Não houve nenhuma mudança na estrutura nem nas versões do Asterisk ou
firmware. Depois que o problema começou, atualizei o Asterisk para
13.20.0 e o firmware dos telefones para 2.4.2. Não, não resolveu - os
Digiums continuam perdendo a conexão imediatamente e derrubam todo
mundo.

Por onde começar a tentar entender o erro?

sip debug e tcpdump (aparentemente) não mostraram nenhum erro, nem a
razão do "bloqueio".

Idéias?

Obrigado desde já.