[AsteriskBrasil] Recomendações Tronco GSM

Hudson Cardoso hudsoncardoso em hotmail.com
Segunda Fevereiro 26 17:09:31 BRT 2018

Tenho clientes com goips empilhados, um em cima do outro, sem nada de protecao, e nao cai...

Vai saber... coisas loucas...

Hudson??
(048) 8413-7000
Para quem nao cre, nenhuma prova converte,Para aquele que cre, nenhuma prova precisa.??

________________________________
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org <asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org> em nome de Paulino Kenji Sato <pksato em gmail.com>
Enviado: segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018 17:04
Para: A Comunidade Brasileira do PBX OpenSource
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Recomendações Tronco GSM

Boa tarde.
Uma coisa a se considerar ao instalar equipamentos de RF, principalmente quando evolve transmissão e manter ao menos as antenas longe de outros dispositivos que também recebam.
No caso do GSM são transceptores, tanto transmitem quanto recebem. Usando bandas de frequência ligeiramente diferentes.
Internamente um modulo GSM (ou 4G etc) possuem filtros que impedem que o TX interfira no RX.
Mas, mesmo não estando dentro da frequência de recepção uma transmissão próxima pode ofuscar* o receptor, fazendo com que o sinal recebido enfraqueça.
Pelo relato do Vinicius, parece que isso que estava ocorrendo. Só não ficou claro se a queda do nível do sinal ocorria no modulo que esta fazendo a chamada ou em outro.
Então, ao instalar módulos GSM (ou gw gsm, 4G, etc) seria aconselhável manter eles um distante do outro caso usem antena embutida, ou instalar as antenas uma longe da outra e usando cabos coaxiais e conectores de qualidade.

* Um sinal muito intenso pode saturar o primeiro estagio amplificador do receptor, ou seja, vai deixar de amplificar sinais fracos.

Pessoal, apenas para registrar a solução caso alguém chegue nessa thread no futuro:

Minha solução foi separar fisicamente os GoIPs. Estou utilizando dois modelos de 4 linhas e estavam sempre fisicamente próximos em todos meus testes.

Coloquei um de cada lado da empresa (não esquecendo das devidas VLANs) e o número de quedas praticamente zerou, mesmo com um deles com RSSI em torno de 10.

Agradeço a ajuda de todos,

Vinícius