[AsteriskBrasil] Aparelho IP + Video

Ernani Azevedo ernaniaz em gmail.com
Terça Março 27 14:22:07 BRT 2018

Roberto,

utilizo videophones da Yealink e Grandstream, além de telefones IP's de
diversas marcas. Posso te dizer quanto aos video fones:

Yealink: Modelo que conheço é antigo, mas muito fácil de configurar (assim
como todos telefones Yealink), durável e agradável de utilizar. Tem poucos
problemas, um dos mais comuns é o cliente habilitar o DND e não saber
depois por que não recebe ligações.
Grandstream: Difícil de configurar, é um pouco menos robusto que o Yeailnk,
mas de boa qualidade também. Parece mais com um telefone IP do que um video
fone. É um Android com app de video fone e telefone imbutido. Interface de
configuração é sofrível e tem que "catar" uma firmware que não tenha bug
para os recursos que tu quer usar, e é assim para toda linha Grandstream.

Sobre a Polycom, são os dinossauros da telefonia IP. A configuração do
aparelho é EXTREMAMENTE complexa se comparado ao Yealink. São aparelhos
confiáveis, robustos, mas complexos de mais, sendo que a interface web é
mais para uma configuração super básica e visualização de informações,
sendo que a configuração mais detalhada tem que ser via auto
provisionamento, além de ser arquivo XML e com pouca documentação no
mercado. Lembrando que nunca utilizei video fone da Polycom, mas deve
seguir a tendência das outras marcas quanto aos modelos e tipos.

Espero que estas idéias que tenho destas marcas te ajude na escolha.

Atenciosamente,
--
Ernani Azevedo
+55 51 992425885