[AsteriskBrasil] Dimncionamento de servidor VOIP Asterisk

Caio Pato caiopato em gmail.com
Sexta Outubro 5 15:37:50 -03 2018

On Fri, Oct 5, 2018 at 2:21 PM Alexandre de Mello Salles
<alexandre.salles at serpro.gov.br> wrote:
> Como posso dimencionar um servidor VOIP Asterisk para 5.000 ramais. Que configuração seria necessária ou qual o calculo para tal?

Antes de começar a pensador no servidor, pense em QUANTAS chamadas
simultâneas você terá. Uma coisa é ter 100.000 usuários registrados e
2 chamadas simultâneas. Outra é ter 5.000 usuários registrados e 1.000
chamadas simultâneas!

Não achei sobre o asterisk (puro), mas uma procura rápida no Google
retornou essa discussão sobre o FreePBX (que nada mais é que um
front-end para o Asterisk):
https://community.freepbx.org/t/3000-extensions-with-freepbx/38191
O reload de 5.000 ramais no Asterisk 12 durou 10 minutos, no Asterisk
13 caiu para 2 (
https://community.freepbx.org/t/3000-extensions-with-freepbx/38191/10
)
Imagine você ter que fazer um reload várias vezes por dia...

Resumindo: sim, é possível, mas é inviável socar 5 mil usuários em uma
única máquina. Comece a pensar em HA e load balancing.

Pense também em usar um SBC (Kamaillio, por exemplo) para desafogar a
atividade do servidor que vai servir efetivamente o asterisk.

Leia esse post aqui também:
https://community.freepbx.org/t/3000-extensions-with-freepbx/38191/15
- 5 mil ramais MAS NÃO MAIS DO QUE 300 chamadas simultâneas.