[AsteriskBrasil] Central para 6.000 ramais

Ernani Azevedo ernaniaz em gmail.com
Domingo Fevereiro 17 00:24:07 -03 2019

Tem que levar em conta o volume de ligações simultâneas, e não diretamente
o número de ramais. Administro PABX com Asterisk (solução própria da
empresa) com mais de 1000 ramais registrados, e o processamento é
literalmente ridículo do Asterisk, pois com 1000 ramais, temos no horário
de pico a média de 500 ligações por hora, com picos que chegam a 700
ligações, ou seja, aproximadamente uma ligação a cada 6 segundos.
Considerando que tu não vai ter o tráfego RTP passando pelo servidor, e sem
transcoding, isto é um processamento absurdamente mínimo. Tem que ter mais
pesquisa e testes se tu tiver gravação (pois o tráfego passa pelo servidor,
e utiliza muito I/O de disco), transcoding (tráfego passa pelo servidor e
utiliza processamento/CPU) ou se tu tiver um sistema muito pesado.
Te aconselho dar uma olhada aqui:
https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/13660/000652277.pdf
Olha o capítulo 4, ele é bem didático sobre dimensionamento de soluções
VoIP.

Espero que ajude.
--
Ernani Azevedo