[AsteriskBrasil] RES: Vivo Sip + Asterisk + Ipsec

sandrojo em gmail.com sandrojo em gmail.com
Segunda Agosto 1 08:16:43 -03 2022

Bom dia,

Tenho três filiais, fechadas entre si com VPN. A central telefônica 3CX (já foi Asterisk) fica em uma das filiais e uma solução de SIP Trunk Vivo diretamente nessa central. Os ramais se conectam na central diretamente via VPN. Fica mais simples, mas fico sem ramais quando cai a VPN, o que é extremamente raro, já que temos redundância de links em todas as filiais.

Também é possível ter uma central em cada filial, conectando-as com SIP Trunk. Nessa situação continuaríamos com as ligações na própria filial caso as VPNs caíssem, mas ligações externas somente na filial onde está o SIP Vivo. Teríamos que administrar cada central individualmente.

Atenciosamente

Sandro Oliveira