[AsteriskBrasil] PABX mudo depois de ataque

Richard Amaral de Jesus richard.ajesus em gmail.com
Terça Agosto 30 08:54:39 -03 2022

Boa noite galera

Na última sexta-feira um asterisk de um cliente sofreu milhares de
tentativas de registros depois que o responsável pela rede escancarou o
acesso para qualquer IP.

Depois disso as ligações ficam mudas, não tendo um motivo aparente.
Podem ficar mudas com 1 min, 5 min, 3 min, 10 segundos... Está tenso.

Temos duas operadoras, um SIP da Vivo (conectado direto no SBC pelo
roteador deles) e uma Khomp EBS modular conectado no R2 da Embratel.

O problema é exatamente o mesmo saindo pelas duas operadoras, tanto ligando
para fixo quanto para celular. Ligações entrantes não temos o problema.

Já habilitei debug do sip e rtp e não tenho uma linha com WARNING nem
ERROR, nada.

Não posso afirmar que o problema foi o ataque, porém só começou o problema
depois disso, antes servidor totalmente estável há 2 anos.

Se alguém souber um caminho para ajudar fico agradecido.