Em 01/09/06, Marcelo Angelo da Cunha Battistini<div><span class="gmail_quote"><b class="gmail_sendername"></b> <<a href="mailto:Marcelo.Battistini@funcesp.com.br">Marcelo.Battistini@funcesp.com.br</a>> escreveu:</span>
<blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">e o que é IAX2?<br></blockquote></div><br> IAX é um protocolo de rede da camada de transporte, assim como TCP, UDP, SIP, RTP, etc.
<br> A grande vantagem do IAX sobre o SIP é que ele transporta várias conexões e dados multimídia num mesmo "datagrama", isto é, enquanto no SIP cada pacote leva informações sobre uma conexão, e apenas informações sobre uma conexão, não levandos dados multimídia junto, é preciso também um protocolo que leve as informações multimídia, neste caso o RTP, o IAX faz tudo em um "datagrama" só, mixando (acho que multiplexando seria melhor) as informações. Dessa forma, para SIP temos que trabalhar com várias portas pois podemos ter várias conexões simultâneas e não usando a mesma porta (5060 a 5082), além de ter que trabalhar com portas distintas para o RTP (10000 a 20000). Com IAX usamos apenas uma porta: 4596.
<br clear="all"><br>-- <br>Atenciosamente<br><br><br> Claudio Polegato Junior<br><br> Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região<br> Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP<br>
Engenheiro Computacional - USP<br> Engenheiro Eletrônico - USP<br><br>Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!