<div>
<h5>Mensagem infectada traz link falso para download de imagem. <br>Proteção automática impediu ameaça de contaminar clientes da Sophos.</h5></div>
<div>Desde segunda-feira (10) um vírus vem se espalhando entre usuários do comunicador de voz sobre IP (VoIP) Skype. A ameaça, conhecida por Ramex.A, contamina o computador da vítima e envia automaticamente uma mensagem escrita para toda a lista de contatos do comunicador, replicando-se pela rede. Quem clica na mensagem falsa da início ao download do vírus, que contamina PCs.
<br><br>"Os hackers estão ficando cada vez mais criativos para tentar contaminar usuários de PC. Os milhões de usuários da <a href="http://www.sophos.com/" target="_blank">Sophos</a> não foram afetados por esse último ataque porque nosso sistema de proteção ativa impede a instalação do vírus mesmo sem exigir atualização", disse Graham Cluley, consultor de tecnologia da rede de segurança.
</div>
<p> <span class="marcador"> </span><span>Segurança em pauta </span></p>
<p>Não foram divulgados números sobre o impacto do vírus, mas não é a primeira vez que pragas virtuais ameaçam o Skype. Em pesquisa realizada pela Sophos em 2006, 86,1% dos usuários eram a favor do controle de serviço de VoIP na empresas, dos quais 62,8% consideravam que o bloqueio era fundamental.
</p>
<p> "O fato de o Skype contar com mensagens instantâneas também aumenta a preocupação de administradores de sistemas, já que isso se transforma numa possível abertura para vazamento de dados e contaminação de arquivos", explicou Graham Cluley.
</p>
<p> Especialistas recomendam que usuários do Skype atualizem seus anti-vírus e avaliem com cuidado as mensagens escritas que receberem de seus amigos. O texto que carrega a ameaça aparece em inglês e oferece o download de uma imagem, sugerindo que se trata de foto de amigos, mas camufla um arquivo executável que instala o código malicioso.
</p>
<div>No <a href="http://heartbeat.skype.com/2007/09/the_worm_that_affects_skype_fo.html" target="_blank">blog</a> do Skype os administradores comentam (em inglês) a ameaça e dão dicas de como resolver o problema. </div>
<div> </div>
<div> </div>
<div><a href="http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL103167-6174-7415,00.html">http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL103167-6174-7415,00.html</a></div>