[Asteriskbrasil-biz] [AsteriskBrasil-biz] Provedor Voip

Gmail - Whinston Rodrigues whinstonsaurarodrigues em gmail.com
Sábado Dezembro 23 11:17:19 BRST 2006

    A SCM é uma licença que permite que uma empresa faça interconexão com a
rede de outra empresa que também tenha SCM.

    Resumindo, se você não tem SCM você pode vender Voip, porém não pode se
interconectar com outras redes, ou seja, pode fazer Voip apenas via internet
(ex.: msn, yahoo, etc.), mas com a rede pública não (o skype pode porque tem
parceria com a operadora Transit no Brasil). Pra você ter um canal de
comunicação com a rede pública de telefonia (pstn) você precisar fazer
interconexão física ou lógica.
    Interconexão física seria utilizar E1 ou canais analógicos. Se for
operar assim, você precisa da licença STFC.
    Interconexão lógica é quando você se conecta a quem tem a saída para a
rede pública através de internet. Para fazer tal interconexão, como já dito,
você precisa da SCM.
    É muito comum empresas fazerem Voip sem ter SCM. O problema está não
apenas para quem está vendendo ao usuário final, mas também na empresa que
está colocando a terminação disponível, uma vez que está violando os termos
da SCM, fazendo interconexão com quem não tem tal licença.
    Para "burlar" essas regras, as empresas geralmente recebem pagamentos
fora do país em nome de outras empresas, mesmo que a interconexão seja feita
no Brasil.

Em 22/12/06, Gustavo <wolvsky em yahoo.com.br> escreveu:

> Eu vi uma discussão sobre isso uma vez e uma pessoa da lista não me
> lembro o nome discutiu sobre isso e ele falou uma coisa que para mim fez
> sentido.
>
> Ele disse que a SCM só é necessária se vc for oferecer o acesso ao
> cliente. Se for apenas o VOIP não, pq ele é encarado como um serviço de
> internet normal como web e correio. Seu servidor pode estar localizado
> em qualquer lugar até fora do pais, então como poderia essa licensa ser
> válida apenas para VOIP ?
>
> Se vc for oferecer números de telefone para os seus clientes ai é
> [...]

Whinston Saura Rodrigues
         BoxBrasil