[Asteriskbrasil-biz] [AsteriskBrasil-biz] Provedor Voip

Gustavo wolvsky em yahoo.com.br
Sexta Dezembro 22 14:59:29 BRST 2006

Eu vi uma discussão sobre isso uma vez e uma pessoa da lista não me
lembro o nome discutiu sobre isso e ele falou uma coisa que para mim fez
sentido.

Ele disse que a SCM só é necessária se vc for oferecer o acesso ao
cliente. Se for apenas o VOIP não, pq ele é encarado como um serviço de
internet normal como web e correio. Seu servidor pode estar localizado
em qualquer lugar até fora do pais, então como poderia essa licensa ser
válida apenas para VOIP ?

Se vc for oferecer números de telefone para os seus clientes ai é
necessário uma outra licensa, que é a que as empresas de telefonia
possuem (esqueci o nome, alguma coisa como SCTP), e é bem mais difícil
de conseguir.

Se alguém tem algum contato com o pessoal da Anatel e pudesse esclarecer
isso e dizer aonde tem isso especificado, pq desta forma poderemos
evitar gastos desnecessários.

Abraços, Gustavo.