[Asteriskbrasil-biz] [OFF-TOPIC?] Solução de telefonia

Daniel Checchia daniel.checchia em gmail.com
Quarta Maio 3 09:09:23 BRT 2006

Caros Amigos,

Em primeiro lugar, desculpem-me pelo post cruzado nas listas... Estou em
fase de fechamento de uma solução baseada em Asterisk, já tendo fechado
a solução de integração com a PSTN, onde estou interligando com uma rede
NGN de um provedor de infra-estrutura.

Tenho porém alguns questionamentos, estes baseados mais no dia a dia e
no feeling que vocês já possuem, em projetos até maiores do que o meu.

Minha principal dúvida é relacionada com o dimensionamento dos
servidores Asterisk: Como vocês costumam dimensionar o servidor? Consumo
de memória/processador por ramal? Um servidor para 300 ramais VoIP, ou
dividir esta carga em 3 equipamentos, com 100 ramais cada (por ser uma
rede NGN, onde somente rotearei o tráfego, esta solução torna-se até uma
alternativa viável).

Tenho homologado alguns fones de ouvido (para Xten), ATAs e Aparelhos
VoIP e estou ainda em dúvida sobre a relação Custo x Benefício. Acredito
que esta mesma questão já deve ter consumido horas em seus projetos e a
experiência de vocês poderá me ajudar neste dimensionamento.

Coloquei o assunto como OT, já que muitos dos assuntos podem ser
entendidos como gostos pessoais, o que pode gerar flames. Para aqueles
que puderem me enviar suas impressões, favor fazer em PVT.

Cordialmente,

Daniel Checchia