[Asteriskbrasil-biz] RES: RES: Validação e venda atraves da URA

Luis Reis luis.reis em singularideas.com.br
Segunda Janeiro 25 15:27:12 BRST 2010

Jovens

PHP não escala e isto é tema das mais diversas discussões em fóruns que
discutem sistemas de tempo real. Principalmente quando falamos de Asterisk*
com AGI local em PHP (cada chamada AGI é um FORK de toda a instância do
Asterisk). Isso pra mim já basta para dizer que não escala em aplicações
VoIP com Asterisk que necessitem um grande número de ligações simultâneas.

Para isso existe FastAGI mas infelizmente não conheci nenhuma aplicação
desenvolvida em PHP que implementasse FastAGI.

Se o ponto é me chamar de ignorante .. então por favor venham com
argumentos, benchmarks, artigos que provem que asterisk escala.

Agora justiça seja feita: PHP é uma ótima liguagem de programação para
portais, lojas, intranets, sistemas internos, porém nenhuma delas tem
requisitos tão fortes de performance em TEMPO REAL quanto à aplicações
feitas no Asterisk.

Falo isso por acreditar demais no PHP em outras épocas com o Asterisk e tive
que pagar do meu bolso algumas milhares de horas de desenvolvimento para
migrar os códigos para um fast-agi mais robusto e confiável.

quem quiser continuar o "debate" por favor me mandem o e-mail direto ...
acho que a troca de experiências nestes pontos delicados ajudam o
aprendizado de todos, inclusive o meu.

[]'s

Luis Machado Reis
Analista de Sistemas