[Asteriskbrasil-biz] Dúvidas Asterisk

Sylvio Jollenbeck sylvio.jollenbeck em gmail.com
Sexta Abril 5 11:32:07 BRT 2013

Allex,

A maneira mais fácil é tratar o dialstatus, para simplificar sua lógica,
cada intervalo de 5 segundos corresponde a um toque no ramal. Vamos usar
como exemplo o codigo abaixo:

exten => _X,1,Dial(SIP/1010,30,tTr);

Observe que o parametro em vermelho (30) é o tempo em segundos que o
asterisk chamará o ramal (ficara tocando o ramal), isso correponde à 30 / 5
= 6 toques (padrão brasuka, sendo 1 segundo de toque + 4 seg. de silencio).

Desta forma se o ramal não atender a chamada, a variavel ${DIALSTATUS} será
criada com o valor NOANSWER (não atende), caso a chamada seja atendida o
valor será ANSWERED, ocupado BUSY e assim por diante. Logo você poderá
tratar o dialstatus e criar sua lógica.

Exemplo:

exten => _X.,1,Dial(SIP/1010,30,tTr);
exten => _X.,n,GotoIf($["${DIALSTATUS}" = "BUSY"]?OCUPADO)
exten => _X.,n(OCUPADO),Playback(mensagem);
exten => _X.,n,Hangup()

Segue alguns links para seu estudo:

http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+cmd+Dial
http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+variable+DIALSTATUS