[Asteriskbrasil-biz] Serviço 0800 com Asterisk

Claudio Eden GMAIL claudio.eden em gmail.com
Segunda Agosto 12 18:25:24 BRT 2013

Marco Giroto,

Com o Asterisk é sim possível, e diria até que simples.

Basicamente a linha de raciocinio é:
- usando a variável ${CALLERID(num)} voce irá captruar o numero do
originador no seu contexto de entrada
- verifica se os primeiros digitos sao do range de celular (use por
exemplo o ${CUT(variavel)}) para verificar, mas há outras maneiras)
- se casar com o critério (é celular) direciona para uma mensagem (é
mais educado) informando que vai retornar a ligacao
- desliga a ligação (hangup)
- faz a ligação para o número capturado na variavel ${CALLERID(num)}
OBS.: a ligação poderá ser feita via AGI, via DIAL no proprio contexto,
via geração de arquivo .call no diretorio outgoing... ai fica a teu
critério.

Claudio Eden
claudio.eden em gmail.com
www.eden.com.br