RE: [AsteriskBrasil] Servico Vono da GVT, numero em 146 cidades!! Registro e recebo ligações, mas nao consigo fazer!! Chegando lá

Ossi Sariola posti01 em poboxes.com
Segunda Dezembro 5 22:19:46 BRT 2005

...alias, se alguém estiver com a versão 1.2, e tiver GVT, puder verificar
se o outboundproxy=200.146.79.165 funciona, seria mais uma razão para fazer
o upgrade.... ;)

[]'s

oZ

-----Original Message-----
From: Ossi Sariola [mailto:posti01 em poboxes.com]
Sent: Monday, December 05, 2005 10:12 PM
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: RE: [AsteriskBrasil] Servico Vono da GVT, numero em 146 cidades!!
Registro e recebo ligações, mas nao consigo fazer!! Chegando lá

Olá galera,

Bom, pra fazer o GVT funcionar no *, fiz algumas pesquisas com o Softfone e
Ethereal. Até já estava falando com o pessoal da GVT, que até estavam
prontos pra ajudar, mas matei a charada antes deles me retornarem...

De qualquer forma o Webfone necessita do seguinte:

1) registro no serviço:
1.1 - a GVT usa como nome de usuário ipXXYYYYZZZZ, aonde o XXYYYYZZZZ é o
seu username (ou seja, tem q colocar o ip na frente do seu username)
1.2 - o comando no * fica:

 register => ipXXYYYYZZZZ:SENHA em gvt.com.br

Nesse ponto, o meu * já recebia ligações da PSTN, mas ainda não efetuava
ligações, portanto mais uma vez Ethereal/Softfone...

2) configuração SIP.CONF:
2.1 - a GVT requer (são conclusões minhas, podem estar erradas, mas
funciona!):
2.1.1 -- o INVITE YYYYZZZZ em gvt.com.br ou 0OPXXYYYYZZZZ em gvt.com.br (ou seja,
numero local YYYYZZZZ ou DDD como 0OPXXYYYYZZZZ, aonde geralmente OP seria
25...) para que o sistema entenda o numero chamado
2.1.2 -- o FROM tem q ser ipXXYYYYZZZZ <ipXXYYYYZZZZ em gvt.com.br> (ou seja, o
ip tem que estar nos dois, não tentei ainda sem o ip na parte do nome do
CallerID...)
2.1.3 -- Todo esse contato SIP tem q ir para o OutboundProxy da GVT q é o
200.146.79.165 (q resolve em www2.gvt.com.br - mas não sugiro usar o
FQDN...)
2.2 - portanto a configuração q funciona no meu * é:

No SIP.CONF:

[gvtsp]
username=ipXXYYYYZZZZ
type=peer
secret=SENHA
insecure=very
host=gvt.com.br
fromuser=ipXXYYYYZZZZ
fromdomain=gvt.com.br
dtmfmode=inband

2.3 - Na versão 1.0.9 não existe opção para outboundproxy= portanto no seu
arquivo de /etc/hosts tem q adicionar (conforme o email do Antônio abaixo),
o ip do outboundproxy para o domain gvt.com.br conforme:

/etc/hosts:
200.146.79.165	gvt.com.br vono.net.br

PRONTO! Com isso deveria funcionar...

Abraços a todos.