[AsteriskBrasil] Tutorial de Configuração do OPERADORA TMAIS no Asterisk - Espero que ajude os colega s?=

Pierre Freire pierrefreire em yahoo.com.br
Quarta Dezembro 7 12:28:37 BRT 2005

Olá amigos,

Bem, como já fiz com a ajuda dos colegas Ossi Sariola
e o Antonio José dos Santos Brandão
um tutorial para configuração do VONO da GVT, notei na
lista que alguns amigos usam a TMAIS
eu tenho a TMAIS no meu asterisk, e acho um serviço
fantastico, o detalhe é que o preço é
alto para as ligações, em torno de ,29 para lugares
onde a TMAIS nao tem ponto de presença.
O site mostra os valores sem impostos é bom ficar
atento.
A TMAIS tem pontos de presença em Salvador, Belo
Horizonte, Sao Paulo e Rio de Janeiro a qualidade
de ligação pelo menos para mim, foi a melhor que
testei se tratando de voip. Isto é uma opinião
pessoal,
em compensação fora da area de cobertura os preços nao
sao convidativos.

AMBIENTE TESTADO

Servidor Conectiva 10
Kernel 2.6.11
Asterisk 1.9

PROCESSO PARA ADQUIRIR A LINHA:
Você liga no serviço da TMAIS, no site
www.tmais.com.br, eles tem um 0800 e você entra em
contato
com as atendentes.
Eles tem o voipMais o nome como eles batizaram o
produto deles. Tem várias modalidades, usar com
softphone,
ata, etc. Mas o que você quer é "asteriskar" - risos,
entao você diz que quer uma linha com softphone tem
as modalidades pré-pago e pós-pago, o detalhe é que no
pré-pago você pode comprar por boleto, mas a recarga
é feita com cartao de crédito, para quem nao gosta de
usar cartao é uma opção ruim, mas o primeiro pagamento
pode ser por boleto.
Como experiencia própria, tive problema na TMAIS,
comprei duas linhas uma de SP e outram em Salvador,
eles tiraram
as duas linhas com o mesmo pedido e para provar que eu
tinha pago as duas foi uma confusao, mas enfim, a
qualidade
do serviço é muito boa. Mas fique de olho.
Então, vocÊ comprou a linha, escolheu a cidade RJ, SP,
MG ou BA.
Agora é só esperar um e-mail com as configurações.
O e-mail que voce recebe algum tempo após a compra é
neste estilo:

*** E-MAIL DA TMAIS CONFIRMANDO O PEDIDO ***

Caro(a) pierre,
Seja bem-vindo(a) a Tmais.
Seu pedido Nº 00000 foi efetuado com sucesso.

Clique no link abaixo para emitir o seu boleto:
< link para o boleto >

Instruções para pagamento e confirmação:

1-Pague seu boleto (em qualquer banco, via Internet ou
casa lotérica).

2-Em até cinco (5) dias úteis seu pagamento será
identificado automaticamente e  você receberá via
e-mail a confirmação e os dados de sua linha voipMais.

Fale conosco em caso de dúvida.

Atenciosamente,
Central de Relacionamento Tmais: 0800 940 8033
E-mail: atendimento em tmais.com.br

Mas Pierre, que saco seu tutorial, e a configuracao no
asterisk??
Calma amigo, vocÊ tem que ter a linha primeiro.
Entao, você espera mais um tempo e um belo dia aparece
na sua caixa postal um e-mail da TMAIS assim:

***
*** E-MAIL DA TMAIS CONFIRMANDO PAGAMENTO E OS DADOS
DA LINHA ***

pierre,

Seu Pedido número 00000 foi efetuado com sucesso.

Dados de sua linha voipMais:

Produto: voipMais Pré Softphone
Seu número: 1126260000

Usuário voipMais: 999999
Senha voipMais: 7777

Para utilizar os serviços de nosso site utilize o
e-mail e a senha
cadastrados no ato da aquisição.

Uma mensagem de confirmação com os dados acima foi
enviada para seu
e-mail.

4/11/2005.

E-mail automático. Não responda este email. Se tiver
dificuldades favor
entrar em contato com 0800-9408033, ou envie email
para
suporte em tmais.com.br.

Parabens amigo, podemos agora configurar o serviço no
Asterisk

DADOS FICTICIOS:
De acordo o e-mail que recebemos os dados foram os
seguintes
dados:

username : 999999
password : 7777
Numero do telefone: 11 2626 0000

Vamos a configuracao do sip.conf
Todas as linhas começadas com ; "ponto e virgula" sao
comentarios:

***** Arquivo SIP.CONF ******

; Criaremos o registro com o servidor da TMAIS
; Comentario
; Na linha abaixo você tem:
; username : 999999
; senha    : 7777
: servidor : sip.tmais.com.br ou 201.12.106.139
; extensao : 999999 ( Esta é uma extensao que vc
escolhe para receber a ligacao no extensions.conf
                    poderia ser outro nome tipo 123,
etc. )

register = 999999:7777 em 201.12.106.139:5060/999999

; Criação do usuario para TMAIS
; Comentario
; [TMAIS] Criado para simplificar discagem, poderia
ser outro nome
; type      : Tipo de relacionamento, friend, peer ou
user
;             Friend: Faz e recebe chamadas
;             Peer  : Apenas recebe
;             User  : Apenas faz
; username  : o usuario para o SIP INVITE
; secret    : A senha
; fromuser  : Define o usuario para ser colocado no
"from" ao inves do callerid
; fromdomain: Define o dominio default nas chamadas
SIP "from:" nas chamadas para um peer
; host      : Host da TMAIS
; insecure  : Nao verifica o ip do host  e a porta
para o peer
; disallow  : all - No meu caso especifico eu disse
que desabilite todos os codecs que
;             que quero conversar com o servidor TMAIS
apenas em g729 conforme a linha abaixo
; allow     : 729 - Permito o uso do g729
; auth      : Tipo de autenticao do provedor

; Bem amigos, quanto ao codec, caso queiram e nao
tenham g729 podem suprimir as linhas disallow
; e allow, o codec sera o definido la na TMAIS por
padrao acho que seja o g711, ISTO É "ACHISMO"
; nao testei.

[TMAIS]
type=peer
username=999999
secret=7777
fromuser=999999
host=201.12.106.139
auth=md5
insecure=very
disallow=all
allow=g729
****************************************************************************************

Até a este ponto, já fizemos o registro do nosso
Asterisk na TMAIS, vamos agora
a parte divertida receber e efetuar ligações.
Vamos alterar o arquivo /etc/asterisk/extensions.conf

*** Arquivo extensions.conf ***

No meu caso, no contexto default farei o
redirecionamento e as ligações via gvt.

[default]

; Redirecionado as ligacoes vindas da TMAIS para
determinado ramal
; Comentario:
: Aqui voce recebe ligações vinda dos telefone
associados a conta
; que voce adquiriu da TMAIS no caso exemplo: 11 2626
0000
; Estas ligações serao direcionadas para o ramal 800,
tocarao
; duarante 15 segundos, caso nao atenda, tentara o
801.
exten => 999999,1,Dial(SIP/800 em 800),15,Ttr)
exten => 999999,2,Dial(SIP/801 em 801),15,Ttr)
exten => 999999,3,Hangup()

;;;;;;;;;;; *************** LEIA COM ATENÇÃO
*******************
;;;;;;;;;;; A TMAIS tem duas maneiras de discagem
;;;;;;;;;;;
;;;;;;;;;;; MANEIRA 01: Quando discar para uma area
diferente do
;;;;;;;;;;; numero do telefone que voce adquiriu no
nosso exemplo
;;;;;;;;;;; você comprou o telefone numero 11 2626
0000 e quer ligar
;;;;;;;;;;; para o numero 48 3299 2323 em
Florianopolis o procedimento
;;;;;;;;;;; de discagem é 0+ddd+numero ou seja
04832992323
;;;;;;;;;;;
;;;;;;;;;;; MANEIRA 02: Quando for discar para mesma
area do seu telefone
;;;;;;;;;;; ou seja no nosso caso quero fazer uma
ligacao para Sao Paulo
;;;;;;;;;;; e nosso telefone de Sao Paulo é 11 2626
0000 e quero ligar pa-
;;;;;;;;;;; ra 11 3454 2020 eu discaria assim numero
ou seja nao preciso
;;;;;;;;;;; o DDD 34542020
;;;;;;;;;;;
;;;;;;;;;;; Agora que ficou entendido, irei criar uma
extensao para disca-
;;;;;;;;;;; gem tmais uma para ligacoes DDD e outras
locais para area do seu
;;;;;;;;;;; telefone adquirido.

; Executando ligações DDD pela TMAIS
; com esta extensao criada voce podera fazer ligacoes
DDD pelo seu
; TMAIS,
; Para discar DDD com esta extensao seria: Olhe os
exemplos abaixo
; Florianopolis: 9904832342222
; Brasilia     : 9906134569999

; Executando ligações locais pela TMAIS
; com esta extensao criada voce podera fazer ligacoes
locais pelo seu
; TMAIS, locais entenda-se os telefones da mesma
cidade onde voce
; adquiriu a linha, no nosso exemplo a linha é em SP e
vc liga local
; Para discar com esta extensao seria: Olhe os
exemplos abaixo
; Telefone     : 3456 2020  9934562020
; Ou seja vc sempre disca o 99+numero do telefone e o
plano de discagem
; esta configurado para que seja retirado o 99 na hora
de efetuar a ligação.

exten => _99.,1,Dial(SIP/${EXTEN:2}@TMAIS,60,r)
exten => _99.,2,Hangup()

; Lembro que estou assumindo que esteja usando o
contexto default
; Voce pode criar seus planos de discagem de acordo
suas preferencias.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
01 - Desculpe-me os possiveis erros, nao sou um bambam
do asterisk, apenas quis ajudar algum interessado para
que
     tenha mais uma fonte de pesquisa.
02 - Os preços devem ser consultados com a TMAIS no
seu site ou atendimento.

Bem pessoal, vou ficando por aqui.

Espero que esta mini-documentacao ajude alguem.

Pierre Freire - pierrefreire em yahoo.com.br (55) 4052
9101

As informações deste tutorial podem ser publicadas
livremente, desde que citada a fonte e que as
melhorias sejam agregadas
a este tutorial.

Pierre Andrade Freire
Florianopólis - Santa Catarina - Brasil