[AsteriskBrasil] Tutorial Configuracao: Operadora TRUEVOIP

Pierre Freire pierrefreire em yahoo.com.br
Quinta Dezembro 8 09:44:35 BRT 2005

Olá amigos,

Como já sofri bastante com configuração de provedores
no Asterisk
e sempre quando posso, gosto de compartilhar os
conhecimentos com
os amigos da lista, já que vocÊs resolvem meus
problemas também.
Estou fazendo mais um passo-a-passo da serie
provedores. Agora vamos
configurar o provedor truevoip.

HISTORIA:
De tanto receber ajuda dos colegas da lista, resolvi
colaborar e estou criando
uma série de documentos sempre envolvendo voip e
Asterisk, estou agora na serie
configurando operadoras de voip.
Na lista vi uma mensagem do colega Douglas MORATO,
precisando de uma configuração para
o provedor TRUEVOIP. Como tinha um usuario e senha
disponibilizado e a autoriza
ção dele para testar, resolvi escrever este documento.
Espero que este documento não só ajude o amigo
douglas, mas todos aqueles que
precisarem usar esta operadora.

COLABORAÇÃO:
Douglas Morato, cedendo uma conta para os testes serem
feitos.

AMBIENTE TESTADO

Servidor Conectiva 10
Kernel 2.6.11
Asterisk 1.9

DADOS FICTICIOS:
Para o exemplos, vamos usar os seguintes dados
ficticios

proxy : portuguese.truevoip.com:5060
outbound_proxy: portuguese.truevoip.com:7060
username: 120000
password: 120000

Vamos a configuracao do sip.conf
Todas as linhas começadas com ; "ponto e virgula" sao
comentarios:

***** Arquivo SIP.CONF ******

; Criaremos o registro com o servidor da TRUEVOIP
; Comentario
; Na linha abaixo você tem:
; username : 120000
; senha    : 120000
: servidor : 213.121.206.18

register = 120000:120000 em 213.121.206.18:5060

; Criação do usuario para TRUEVOIP
; Comentario
; [TRUEVOIP] Criado para simplificar discagem, poderia
ser outro nome
; fromdomain= Define o dominio default nas chamadas
;             SIP "from" nas chamadas para um peer
; fromuser  = Define o usuario para ser colocado no
;             "from" ao inves do callerid
; host      = Host da truevoip ( Nos dados fornecidos
pelo outbound eles
;             referenciam a porta 7060, mas nao
coloquei e funcionou!!!
; insecure  = Nao verifica o ip do host  e a porta
para o peer
; secret    = A senha
; type      = Tipo de relacionamento, friend, peer ou
user
;             Friend - Faz e recebe chamadas
;             Peer   - Apenas recebe
;             User   - Apenas faz

[TRUEVOIP]

dtmfmode=inband
fromdomain=truevoip.com
fromuser=120000
host=213.121.206.18
insecure=very
secret=120000
type=friend
username=120000
****************************************************************************************

Até a este ponto, já fizemos o registro do nosso
Asterisk na TRUEVOIP, vamos agora
a parte divertida efetuar ligações.
Vamos alterar o arquivo /etc/asterisk/extensions.conf

*** Arquivo extensions.conf ***

No meu caso, no contexto default farei o
redirecionamento e as ligações via gvt.

[default]

; Executando ligações pela TRUEVOIP
; com esta extensao criada voce podera fazer ligacoes
pela
; TRUEVOIP
; Para discar com esta extensao seria: Olhe os
exemplos abaixo
; 00+pais+ddd+numero
; Florianopolis - 00+55+48+32459090 = 00554832459090
; Brasilia      - 00+55+61+39392020 = 00556139392020

exten => _00.,1,Dial(SIP/${EXTEN}@TRUEVOIP,60,r)
exten => _00.,2,Hangup()

; Lembro que estou assumindo que esteja usando o
contexto default
; Voce pode criar seus planos de discagem de acordo
suas preferencias.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
01 - Desculpe-me os possiveis erros, nao sou um bambam
do asterisk,
     apenas quis ajudar algum interessado para que
     tenha mais uma fonte de pesquisa.
02 - Esta configuracao foi testada com o Asterisk e
agradeço ao
     colega Douglas Morato que disponibilizou a conta
e senha para
     que este documento fosse escrito.

Bem pessoal, vou ficando por aqui.

Espero que esta mini-documentacao ajude alguem.

Pierre Freire - pierrefreire em yahoo.com.br (55)
4052-9101

As informações deste tutorial podem ser publicadas
livremente, desde que citada a fonte e que as
melhorias sejam agregadas
a este tutorial.

Pierre Andrade Freire
Florianopólis - Santa Catarina - Brasil