[AsteriskBrasil] AGI

dioedu@yahoo.com.br dioedu em yahoo.com.br
Sexta Dezembro 9 22:46:05 BRT 2005

Pessoal,

Estou com um problema utilizando scripts via AGI no asterisk.

Eu quero executar um script para comandar a linha de discagem. Até aí tudo
bem. Mas em minha aplicação, eu quero saber o status do canal (off-hook, up,
etc) para que o script efetue determinadas rotinas dependendo do que está
ocorrendo na chamada. E estudando, percebi que existem 2 possibilidades para
que isso ocorra, mas não do jeito que eu quero.

Uma possibilidade, que não é a mais atrativa, é utilizando o comando AGI no
extensions.conf. Com esse comando, o script é executado até o fim ou até o
chamador desligar. E depois chamar outro script quando a chamada for
desligada. Neste caso, perco todas as minhas variáveis setadas no primeiro
script. Vai ficar um pouco mais difícil de administrar, se pensando em 120
canais.

Outra possibilidade que pensei que ia resolver, é a utilização do comando
DeadAGI no extensions.conf. Com este comando, o script é executado até o
final, mesmo se o chamador desligar. Mas aí que entra o problema.  Pois mesmo
que a pessoa, a função CHANNEL STATUS sempre devolve que a ligação está
ativa.

Alguém já precisou resolver esta situação ? Se sim, poderia me dizer como ?

Agradeço antecipadamente.

Diógenes