[AsteriskBrasil] Asterisk com H323 e Gatekeeper

Jose P. Leitao jose.leitao em oi.com.br
Domingo Dezembro 11 10:28:25 BRT 2005

(Antes que eu esqueça, se alguém acha que o assunto é Off-Toppic, peço sinceras desculpas!)

Oi Amigos, gostaria da ajuda sobre o seguinte cenário:

Cidade A: numeração 55-21-5555-0000/9999
Asterisk + chan_oh323 (open H323)  registrando-se no Gatekeeper da Cidade B

Cidade B: numeração 55-11-6666-0000/9999
Asterisk + chan_oh323 (open H323) registrando-se no Gatekeeper da Cidade B (ele mesmo)

Cidade C: numeração 44-101-555-0000/9999
Gateway H323 + Gatekeeper

O asterisk da Cidade A se registra no Gatekeeper da Cidade B como Gateway, que passa a conhecer o prefixo 55-21-5555, ao mesmo tempo o Asterisk da cidade B se registra também neste Gatekeeper (também como Gateway) e passa a conhecer o prefixo 55-11-6666.

Neste Gatekeeper (cidade B) eu adicionei o gatekeeper "vizinho" da cidade C, informando o IP e também o prefixo de destino 44-101-555.

Quando alguém da Cidade A liga para um número de C, o Asterisk de A, consulta o Gatekeeper em B, mas este não envia nenhum pacote de LRQ para o Gatekeeper em C (monitorei usando o TCPDUMP em B) - o Gatekeeper em B estava no modo routing (então toda a sinalização deveria passar por ele). Na monitoração do Gatekeeper recebo a informação de "CalledPartyIsnotRegistered"

Agora se eu incluir o IP do GATEWAY de C (no gatekeeper B) e associar o respectivo prefixo (44-101-555), e colocá-lo como Permanent EndPoint (porque este Gateway não precisa se registrar no meu Gatekeeper B), a chamada passa.

Bem, para encurtar um pouco a história: porque o Gatekeeper não está fazendo o forward dos pacotes LRQ para então descobrir quem é o Gateway em C? Eu preciso registrar o meu Gatekeeper B no Gatekeeper C e vice-versa?

É claro que eu consegui contornar o problema incluindo o endereço IP e prefixo do Gateway C no meu Gatekeeper, mas acredito que esta não seja a forma mais limpa de se trabalhar interligando diferentes zonas de H323.

Se alguém puder ajudar eu posso mandar os arquivos de configuração do Gatekeeper B.

Um forte abraço

José Leitão