[AsteriskBrasil] Asterisk com H323 e Gatekeeper

Edson Gellert Schubert egschubert em gmail.com
Segunda Dezembro 12 11:21:06 BRT 2005

Porque vc registrou o C como ‘vizinho’ do B? Não é o B quem controla a/as
rede/zonas? Então.... ele passa a ser o GK-Directory (conceito Cisco (?)
).... Registra o C no B como fez com o A e veja se não resolve.... outra
coisa: ‘Permanent End-Point’ é legal só quando o ‘end-point’ é muito ‘burro’
e não consegue se registrar.... caso contrário, vc estará se
‘engessando’.... para o lance de segurança use senhas para validar tanto os
registros, quanto as ligações...

Edson

  _____

From: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] On Behalf Of Jose
P. Leitao
Sent: domingo, 11 de dezembro de 2005 10:28
To: AsteriskBrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: [AsteriskBrasil] Asterisk com H323 e Gatekeeper

(Antes que eu esqueça, se alguém acha que o assunto é Off-Toppic, peço
sinceras desculpas!)

Oi Amigos, gostaria da ajuda sobre o seguinte cenário:

Cidade A: numeração 55-21-5555-0000/9999

Asterisk + chan_oh323 (open H323)  registrando-se no Gatekeeper da Cidade B

Cidade B: numeração 55-11-6666-0000/9999

Asterisk + chan_oh323 (open H323) registrando-se no Gatekeeper da Cidade B
(ele mesmo)

Cidade C: numeração 44-101-555-0000/9999

Gateway H323 + Gatekeeper

O asterisk da Cidade A se registra no Gatekeeper da Cidade B como Gateway,
que passa a conhecer o prefixo 55-21-5555, ao mesmo tempo o Asterisk da
cidade B se registra também neste Gatekeeper (também como Gateway) e passa a
conhecer o prefixo 55-11-6666.

Neste Gatekeeper (cidade B) eu adicionei o gatekeeper "vizinho" da cidade C,
informando o IP e também o prefixo de destino 44-101-555.

Quando alguém da Cidade A liga para um número de C, o Asterisk de A,
consulta o Gatekeeper em B, mas este não envia nenhum pacote de LRQ para o
Gatekeeper em C (monitorei usando o TCPDUMP em B) - o Gatekeeper em B estava
no modo routing (então toda a sinalização deveria passar por ele). Na
monitoração do Gatekeeper recebo a informação de
"CalledPartyIsnotRegistered"

Agora se eu incluir o IP do GATEWAY de C (no gatekeeper B) e associar o
respectivo prefixo (44-101-555), e colocá-lo como Permanent EndPoint (porque
este Gateway não precisa se registrar no meu Gatekeeper B), a chamada passa.

Bem, para encurtar um pouco a história: porque o Gatekeeper não está fazendo
o forward dos pacotes LRQ para então descobrir quem é o Gateway em C? Eu
preciso registrar o meu Gatekeeper B no Gatekeeper C e vice-versa?

É claro que eu consegui contornar o problema incluindo o endereço IP e
prefixo do Gateway C no meu Gatekeeper, mas acredito que esta não seja a
forma mais limpa de se trabalhar interligando diferentes zonas de H323.

Se alguém puder ajudar eu posso mandar os arquivos de configuração do
Gatekeeper B.

Um forte abraço

José Leitão